ANAC começa Operação Fim de Ano

posted in: Canal Piloto Reporta | 1

Para evitar um novo caos aéreo nesse fim de ano, já começou nos aeroportos mais movimentados do país a Operação Fim de Ano. A operação vai até o dia 14 de Janeiro próximo, e começou nessa quinta-feira (13). A ANAC vai intensificar a fiscalização das empresas aéreas e reforçar o serviço de informações aos usuários.

Aeroviários e aeronautas filiados ao SNA protestaram no Aeroporto Santos Dumont (RJ) e no Aeroporto de Congonhas (SP), após rejeitarem das companhias uma proposta de 6% de reajuste nos salários da categoria.

De acordo com a INFRAERO, mais de 25 milhões de pessoas devem viajar de avião em Dezembro e Janeiro, sendo esse um dos períodos mais movimentados nos aeroportos durante todo o ano.

“Eu até procuro evitar viajar nos feriadões, nestas datas assim, porque eu sei que é muito complicado”, explica Leomar Hardtke, advogado.

O advogado tem bons motivos para evitar viajar nessa época do ano: Os problemas mais comuns são atrasos nos voos e overbooking, porém esses problemas se intensificam durante esse período.

“Você planeja tudo aquilo para viajar no final do ano com a família, e sempre é uma dor de cabeça”, lamenta Marcelo Germano, médico veterinário.

Vários servidores da ANAC estarão de plantão durante o feriado prolongado, e, além de trabalhar em um esquema especial, podem multar as empresas que deixarem de atender os usuários corretamente.

As principais obrigações das companhias são não deixar o passageiro desamparado quando houver atraso. Se o atraso for superior a duas horas, a companhia tem que fornecer alimentação. Acima de quatro horas, o passageiro tem direito a acomodação em uma área reservada ou hospedagem.

“O foco da nossa operação é cobrar das empresas aéreas a melhor informação possível e a prestação da assistência para garantir a qualidade do serviço para o passageiro. Caso tenha algum passageiro que não tenha sido devidamente alocado, a empresa pode ser multada em R$ 4 mil a R$ 10 mil por passageiro”, afirma Marcelo Guaranys, diretor-presidente da agência.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução

Renato Cobel
Redes