Na última Sexta (15) a ANAC lançou uma nova facilidade para seus usuários, o cadastramento de aeródromos privados on-line, que também engloba o preenchimento e o envio digital de requerimentos de inscrição, renovação ou alteração no cadastro de aeródromos, tudo isso sem necessidade de envio de documentação física.
Após o envio dos documentos, o sistema gera e disponibiliza automaticamente o número do processo referente à solicitação, facilitando o acompanhamento on-line da situação do processo. A ferramenta permite também a geração da GRU para pagamento da TFAC referente a cada processo.
Realmente é uma facilidade a mais para a aviação, agora os proprietários poderão fazer o cadastro on-line, no conforto de sua casa ou do seu trabalho evitando perder tempo em filas e desafogando o sistema de processos. Mas apesar da boa intenção da ANAC os sistemas via web lançados recentemente ainda precisam de aperfeiçoamento. Pilotos e proprietários no momento ainda tem receio de tais ferramentas que na fase inicial geralmente apresentam ‘bugs‘ e falta de opções de interação, como a CIV Digital lançada nesse mesmo ano.
Por Antonio Ribeiro
Revisão: Athos Gabriel