A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) ainda não homologou o novo sistema de sinalização para pousos e decolagens por instrumentos do Aeroporto Internacional de Guarulhos, condicionando-o a providências por parte da Infraero. “Assim, a ANAC aguarda que a Infraero adote as providências necessárias, para prosseguir com a análise, e para uma possível alteração do cadastro do referido aeroporto”, informou uma nota divulgada pela agência.
A ANAC ainda afirma no texto que “os requisitos exigidos pela legislação em vigor haviam sido cumpridos parcialmente, motivo pelo qual não foi possível alterar o cadastro aeroportuário com a inclusão da operação CAT III-A”. Do outro lado, a Infraero diverge sobre a implantação do sistema. Além disso, técnicos da estatal reclamaram do rigor extremado das exigências da ANAC para liberar o sistema, sobretudo no que se refere à nova iluminação, exigida para a operação do sistema.
O novo sistema de pousos e decolagens por instrumentos exige que as luzes que orientam a aproximação da aeronave possuam lampejo sequencial e sejam mais fortes que as atuais. Mesmo com a reclamação, a agência manteve a restrição.
A Infraero informou que entrou com novo pedido de homologação, na sexta-feira. Desde 17 de junho, o aeroporto foi passado para a concessão privada, com a Infraero corresponsável pela administração, juntamente com um consórcio privado. Segundo a estatal, os requisitos para a homologação do sistema foram cumpridos e agora ela aguarda novo posicionamento da ANAC. O consórcio que assumiu o aeroporto, liderado pela Invepar, informou que aguarda informação da Infraero. “Se a agência fizer exigências para a liberação do sistema, o consórcio vai analisar e implementar as exigências solicitadas.”
Por Antonio Ribeiro
Revisão: Athos Gabriel