Nessa quarta-feira (25), a ANAC determinou algumas restrições nas operações do Aeroporto Lauro Kurtz (Passo Fundo, Rio Grande do Sul), após realizar vistorias nos dias 16 e 17 desse mês de Julho. Durante as inspeções, as condições da pista de pouso e decolagem, do pátio das aeronaves, da seção contra incêndio e algumas questões relacionadas a segurança operacional foram verificadas pela agência.
Em relação a aspectos de segurança operacional, não conformidades na seção contra incêndio foram encontradas, conformidades essas que poderiam comprometer a operação de aeronaves que devem operar na categoria contra incêndio quatro ou superior e que necessitam de correção imediata. Os demais aspectos observados e que precisam de adequação não prejudicam os voos do aeroporto.
No dia 19/07 desse ano, o resultado das inspeções foi comunicado ao operador aeroportuário, e um prazo de cinco dias (venceu ontem, 24/07) foi concedido pela ANAC para adoção de providências cabíveis. A principal operadora do aeroporto, a Avianca Brasil, também foi informada previamente sobre a possibilidade de restrição das operações do aeroporto. A NHT, que também opera voos no aeroporto, não sofreram restrições devido o porte de seus Let 410 UVP.
A suspensão da restrição dependerá da adequação do serviço contra incêndio, de forma a garantir a segurança das operações de aeronaves de maior porte. As companhias deverão atender os passageiros que compraram bilhetes, conforme previsto na Resolução nº. 141/2010 da ANAC, que estabelece os direitos dos passageiros tais como assistência material e de acomodação.
Por Antonio Ribeiro