Análise – Universidade Estácio de Sá – Instituto do Ar: Curso Superior de Ciências Aeronáuticas

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Período da experiência

A análise a seguir foi escrita no dia 25/09/2012 pelo aluno Ygor Montenegro de 18 anos, cursando o 2º período do curso em questão na turma 1001 – 2012.01.

Dependendo do dia em que você ler essa análise, é recomendado que se atualize quanto as informações citadas a seguir, para se certificar quais se mantém e quais foram alteradas durante o passar do tempo.

O Vestibular

Passar para qualquer curso da Estácio não requer um alto nível de conhecimento, mas é preciso apenas levar a prova com seriedade. São matérias simples, e uma redação com um tema de dificuldade mediana. Acredito que também aceitem o ENEM como método de entrada.

O Atendimento

Por telefone, o atendimento da Estácio é bom, e por vezes resolve problemas referentes ao pagamento, e dúvidas sobre a instituição, vestibular, e processo de seleção acadêmica. Já para resolver qualquer problema no próprio campus da Estácio, é uma verdadeira confusão. No começo dos períodos, você irá ter que enfrentar longas filas para resolver um problema no qual a solução leva apenas 5 minutos. Uma ideia boa é agendar o atendimento para evitar esse tipo de stress.

O Sistema da Estácio (SIA)

No início do curso, o SIA (Sistema de Informações Acadêmicas), inicialmente apresenta uma série de defeitos, que devem ser resolvidos o quanto antes, pois é uma ferramenta muito útil, onde você terá acesso desde datas de provas e quadro de horários, até informações financeiras referentes ao pagamento da mensalidade. No segundo período, todos os problemas costumam estar resolvidos para a maioria das pessoas.

O SIA também irá lhe manter informado a respeito de vagas de estágio e empregos, facilitando também a criação de um currículo.

A Coordenadoria de Curso

O Coordenador do curso, infelizmente está subordinado às ordens da diretoria da Estácio. Ele consegue o que você precisa até onde está ao alcance dele, mas para conseguir o que realmente quer, se for a respeito de faltas de professor, reposição de aulas, e reclamações de tema geral, se deve não só pressionar ao coordenador, mas também a diretoria da Estácio.

Ex: Neste período (2012.02) tivemos a falta de dois professores, por motivos de saúde, ou por estarem a trabalho por um órgão do governo (o que é normal em qualquer instituição). Perguntamos a ele a respeito de reposição e ele não pode resolver o problema, porque o problema maior era a diretoria da Estácio liberar verba para conseguirmos outro professor. Conclusão: Fizemos um abaixo assinado que dizia tudo o que ele havia dito e enviamos para a diretoria da Estácio. Na semana seguinte ele disse que havia conseguido um professor substituto, e fundos para improvar a infraestrutura da faculdade.

A Infraestrutura

A Estácio disponibiliza ao instituto do ar as seguintes dependências:

  • Salas com capacidade de 60 a 80 pessoas com 2 aparelhos de ar condicionado, além de computadores equipados com Datashow quando solicitados pelo professor na recepção. A maioria possuí wireless. Em bom estado!
  • Simulador AATD – Simula diferentes tipos de aeronaves, monomotores e bimotores. Atualmente só possuímos 1, mas parece que encomendaram outra unidade, que não tem tempo previsto para a entrega. Para alunos da Estácio R$ 90 é o preço que se paga por hora, mas por vezes ele é liberado pelo coordenador do curso. Em bom estado!
  • Laboratório de Fraseologia – Cabines com fones de aviação para treinar a fonia com os alunos nas aulas especificamente voltadas para a fraseologia aeronáutica. Está passando por reformas, e nesse mês já voltará a ser utilizado (10/2012). Em bom estado!
  • Laboratório de Conhecimentos Técnicos – Se encontra em situação precária, possuí partes de diversos tipos de avião (Motores, hélices, instrumentos).
  • Ampla biblioteca e laboratório de informática.

Os Professores

Todos os professores da instituição são bem renomeados, e são poucos os que não conseguem ministrar uma boa aula. A Maioria é ex-piloto, ou piloto. Temos também lá algumas raridades da FAB, e ex-chefes do DAC, com passagens pelas gerências da ANAC. Por vezes terá problemas com faltas, mas como disse, basta pressionar o coordenador ou a diretoria.

A Formação

No conteúdo programático da faculdade, você inicia a matéria de PP no segundo período, e finaliza ele no quarto (Lembrando que no terceiro, não são abordadas matérias do PP. Regulamento, por exemplo, só é finalizado no terceiro período). O primeiro período é de nivelamento, e serve para filtrar as pessoas dentro da faculdade, permanecendo somente aqueles que realmente sabem o que estão fazendo.

Para aqueles que têm uma base boa, é possível realizar a prova da ANAC já no fim do segundo período, do contrário, siga o esquema de formação padrão da faculdade, que é checar o PP durante o terceiro período, e prosseguir com o PC após o quarto, checando o INVA no último. Lembrando que a faculdade não oferece o teórico de PLA, e para conseguir o certificado do bacharelado é necessário tem em mãos no mínimo o CHT de PP.

A Estácio também oferece benefícios na pós graduação para quem finaliza a faculdade com CR superior a 7. Normalmente se faz pós graduação em Segurança de Voo, e o curso de bacharelado é muito voltado para ela.
Você finaliza a faculdade, além de ter o título de bacharel, e recebe a carteira de EC-Prev (Elemento credenciado em prevenção de acidentes aéreos, carteira essa que é emitida pelo CENIPA).

Horas de Voo

Há algum tempo, a universidade possuía um convênio com o Aeroclube do Brasil (SBJR), mas por motivos administrativos, a universidade optou pela AEPM, em maricá (SDMC), que fica a pouco mais de 2 horas de carro da instituição.

Valor do Curso

A mensalidade da faculdade varia em torno de R$ 800 à R$ 1.400 dependendo do período no qual você está cursando. Há também a possibilidade de fazer o FIES, que nada mais é do que um programa que foi criado onde você faz a faculdade sem pagar, e só começa a paga-lá de fato 2 anos após a sua formação, parcelada em pequenas parcelas.
O que é o FIES: Saiba mais.

O que precisa melhorar

1. Atendimento confuso da Estácio;
2. Condição do laboratório de Conhecimentos Técnicos;
3. Matérias que devem ser realizadas online (Mas que não fazem parte do conteúdo da aviação);
4. Comunicação entre a coordenadoria de curso e a diretoria da Estácio;
5. O fato de não disponibilizar um tablet assim como nos cursos de direito, medicina, e gastronomia;
6. Frequência moderada de falta de professores;

Pontos Positivos

1. Excelentes professores;
2. Simulador AATD em bom estado;
3. Bom laboratório de fraseologia;
4. Boa biblioteca com amplo espaço para estudo;
5. Bom laboratório de informática;
6. Ao fim do curso, se recebe a carteira de EC-PREV (Elemento credenciado em prevenção de acidentes aeronáuticos – Carteira cedida pelo CENIPA)
7. Benefícios para quem possuir CR > 7 ao fim do curso, caso você deseje fazer pós-graduação em Segurança de Voo;
8. A instituição aceita o programa FIES, mas não incluem as horas de voo;

Leia aqui mais informações complementares do curso de C.A. da Estácio de Sá

Dados do autor

Nome: Ygor Montenegro
Idade: 18 (04/03/1994)
Contato: ygor_ma@hotmail.comfacebook.com/ygor.montenegro
Ensino: Cursando Nível Superior – 2º Período (Teórico de Piloto Privado)
Nome da Instituição: Instituto do Ar – Universidade Estácio de Sá
Turma: 1001 – 2012.01
Localização: Praça XI – Rio de Janeiro, RJ

 

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Qualquer contato direto sobre o assunto pode ser feito através do nosso e-mail.

Alexandre Sales
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