Às 14h30 dessa quarta-feira (31), um grupo de aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus realizou um protesto no saguão do aeroporto Santos Dumont e em outros cinco aeroportos do país. Eles cobram o cumprimento de uma decisão do Supremo Tribunal Federal que determina o pagamento dos benefícios do Aerus pela União.
Foi prometido por parte dos manifestantes a queima de um boneco de Judas, que simboliza o ministro-chefe da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Adams.
O objetivo dos aposentados é sensibilizar a população para a grave situação vivida pelas mais de dez mil famílias que dependem dos recursos do Aerus, fundo de pensão da Varig, Vasp e Transbrasil.
Graziella Baggio, diretora de Previdência do Sindicato Nacional dos Aeronautas e dirigente da Fentac/CUT, ressaltou:“O que está acontecendo com esses idosos é uma vergonha para o nosso país, mas esperamos que a presidenta Dilma se sensibilize e dê uma solução para o caso Aerus”.
Os ex-funcionários da companhia contribuíram para o fundo durante todos os anos de serviços prestados. Mas após o fechamento das empresas citadas, o pagamento foi sendo reduzido. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, hoje os aposentados recebem apenas 8% do pagamento.
Além do protesto no Rio de Janeiro (RJ), foram realizados protestos nos aeroportos de Congonhas (SP), Salgado Filho (RS), Afonso Pena (PR) e Aeroporto Internacional de Recife (PE).
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Carlos A. Morillo Doria/Airliners.Net