Aproximação Estabilizada 03

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Olá novamente, apaixonados e admiradores da aviação.

Sou o Eliabe Cardoso e estou cursando atualmente Graduação em Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos.

No texto a seguir, tentarei transmitir a vocês como eu fiz e consegui conquistar a aprovação na prova da temida amiga, ANAC!

Sempre ouvia e lia também alguns boatos sobre o novo RBAC 61 da ANAC, onde seria e será obrigatório ter feito um curso Homologado em alguma escola de aviação, para em seguida obter o diploma e essa escola enviar o nome do aluno para realizar a banca de PP, assim como é atualmente de Comissário!

E a faculdade que curso ainda não é Homologada pela ANAC, somente pelo MEC. Portanto, eu teria que estudar para passar na prova antes do dia 22 de Junho para não precisar pagar os aproximadamente R$2,000,00 para fazer novamente todo o curso de PP (Cujo mesmo eu já teria feito na faculdade), somente para ter o diploma pra enviar meu nome pra ANAC, fora também o tempo que eu iria gastar fazendo isto, não é?!

Mas, eu tentei. Ficar parado não nos leva a lugar algum.

No início do mês de Abril, eu procurei saber quais são mesmos os passos para pagar a GRU, em seguida ir lá na ANAC e marcar a data da prova e etc, obtive resposta e fiz conforme me foi dito!

Imprimi minha GRU, fui ao banco, esperei 1 hora aproximadamente, paguei minha GRU, agora o próximo passo seria ir até um dos pontos da ANAC, e agendar minha prova, a mais próxima de minha casa era a de Congonhas. Então peguei o metrô e fui lá agendar a referida avaliação.

Desci no metrô São Judas (Que fica um tanto longe demais do aeroporto e consequentemente da ANAC), e fui caminhando toda a rodovia que me levaria até ao meu destino.

Ao chegar lá, fui bem atendido pelas meninas da recepção, e consegui agendar minha prova. Como também tinha um amigo meu que prestaria a banca de PP, agendamos no mesmo dia, sendo que lembro até ao momento que era o dia 28 de maio, cinco dias após meu aniversário (Faço aniversário dia 23).

Conforme já havia feito os passos, agora é só se preparar para o grande dia! Realizar a prova da banca de Piloto Privado.

Mas havia aí um grande problema: Eu tinha cursado o semestre de PP no final de 2012, entre agosto e novembro, mas fui agendar minha prova no inicio de abril.

Certamente grandes coisas eu já havia esquecido. Mas e agora ? Como proceder para relembrar coisas de seis ou até sete meses atrás? Eu não tinha escolha, teria que correr atrás do prejuízo!

Mas quando nós queremos algo, não existe barreiras, não existe empecilhos, temos que ir além do que podemos fazer.

O que eu fiz para recuperar o tempo perdido ?

Trabalho em uma empresa, onde tenho uma hora de janta, sendo que o expediente é das 13:00 até as 19:00. Então fiz assim: comprei todos os livros de PP cujo ainda não tinha, e comprei também uns simulados. Como eu jantava a partir das 18:00, jantava em 10 minutinhos, pegava o livro e vamos estudar!!

Comecei a estudar um livro por semana, na segunda Teoria de Voo, terça Conhecimentos Técnicos, e assim por diante, e fui devorando. Como navegação e meteorologia exige alguns cálculos, eu não lembrava de como fazer. Então procurei o nosso querido professor Google e foi onde eu comecei a relembrar as aulas de altimetria, fusos horários, latitudes e longitudes, paralelos e meridianos, ISA e etc.

Até que alguns dias depois, estava até bom nesses cálculos tanto de navegação quanto meteorologia, as demais matérias não tem muito isso, é mais estudar, entender e depois se cair alguma questão na prova, é linha direta, só responder sem cálculos. Mas em cálculos nas matérias eu estava bom.

Aí lembrei que tinha que estudar o Computador de Voo. Como esperado, nele também não lembrava NADA, e também não tinha mais como voltar no tempo e ter aquelas aulas fantásticas do meu professor de Navegação!

Mas todos nós temos um recurso precioso chamado o YouTube. Alguns vídeos sobre pé-de-galinha postados foram minha tábua de salvação, e por lá fui acompanhando.

Paralelamente, baixei um Software conhecido pelo nome “Pilot System”,sendo que alguns de vocês já o conhecem. Por lá, fui fazendo alguns cálculos, até que também fui bem em todos os cálculos, e consegui achar RV/PV e essas coisas.

Conforme ia chegando próximo do dia 28, o coração foi ficando apertado, a ansiedade era mais forte, estava bastante tenso nesses dias. Chegado o grande dia, me levantei pela manhã, estava pouco confiante, não muito, e conforme havíamos combinado com o meu Tio, pela manhã iríamos na BASP conversar sobre algum assunto, e em seguida iria realizar prova.

Minha prova estava marcada para as 13:30 do dia 28, saímos da BASP as 11:00 e nos dirigimos até Congonhas. Lá por perto, paramos em um posto, onde comi alguma coisa somente para “enganar” o estomago para fazer a prova. Após estar satisfeito, fui até Congonhas.

O relógio marcava algo próximo das 13:00, então eu estava no horário. Cheguei lá, me apresentei e subi ao segundo andar, andar onde ocorre a temida prova. Entreguei os documentos, preenchi uma folha que nos dão pra assinar e me sentei para esperar as 13:00, logo após mim chegou o meu amigo, cujo havíamos combinado mês atrás.

Não conversamos nada, o local é bem silencioso e a tensão e apreensão reina naquele local (risos).

Chegando no horário da prova, apresentou-se a moça da ANAC e nos deu as devidas instruções, fiz conforme ela havia dito, e logo nos dirigimos para os computadores que contém apenas o Mouse, junto com uma folha de Sulfite e um lápis, após ter sentado estava lá no computador meu nome e as matérias e logo comecei a realização da prova.

Iniciei por Regulamentos, cuja essa matéria eu gostava bastante, e me sentia mais confiante, respondi as questões, e passei para a próxima matéria, teoria de voo, fiz toda ela, depois conhecimentos técnicos, em seguida Meteorologia, e por fim, navegação.

A prova foi um tanto tranqüilo pra mim, havia me preparado bem e me sentia seguro ao clicar no botão “Enviar tudo e terminar”.

Conferi as matérias, as perguntas porque havia bastante tempo ainda, e clique no botão conforme já dito acima.

Eu fui até bem na realização da prova, lembro-me até hoje dos menores resultados.

Navegação: 14/20 (Aprovado).

Meteorologia: 13/20 (Reprovado).

Os demais resultados não me lembro, mas eu consegui aprovação neles, somente reprovando então em Meteorologia por apenas uma única questão! E navegação também foi por um triz!

Mas isso me deixou mais forte, fazendo com que eu me preparasse melhor então para realizar a prova de meteorologia, uma vez que era então apenas uma questão!

Emiti novamente a GRU, paguei a mesma, e agendei a prova novamente, dessa vez para o dia 14 de Junho se não me falha a memória, 8 dias antes de precisar de curso homologado.

Dessa vez o coração bateu mais forte!

Porque se eu reprovasse em Meteorologia, eu teria que fazer todo o processo novamente! Pagar os R$250,00 pra ANAC, agendar a prova, estudar um pouco mais todas as matérias novamente e correr o risco em ficar em Navegação, cujo é uma matéria um pouco complexa!

Chegando o grande dia, me levantei pela manhã e dessa vez fui sozinho, caminhei novamente desde a estação São Judas até ao outro lado do aeroporto, prédio da ANAC, a prova estava agendada para as 11:00 Horas, cheguei até um pouco cedo, me identifiquei, e subi novamente ao segundo andar.

Me disseram o computador que iria ficar, cheguei, me sentei e em seguida comecei novamente a fazer a prova! Dessa vez foi mais difícil que a primeira vez! Estava realmente complicada, METAR e TAF estava até tranqüilo, aí envolveu umas outras questões na qual eu não me lembro no momento que achei que dessa vez todas as demais provas que eu já havia realizado, iriam por “água abaixo”.

Fiz a prova, e novamente cliquei no botãozinho “Enviar tudo e terminar” e dessa vez deu tudo certo, consegui minha aprovação em Meteorologia e consequentemente nas demais.

Saí do prédio da ANAC radiante, sorriso nas orelhas, olhei daquela passarela verde onde por certo muito de vocês já passaram, e muitos ainda vão passar para o aeroporto e já estava mais próximo do meu objetivo, mais próximo daquilo que eu queria para minha vida! Minha expressão facial demonstrava isso facilmente.

Esse é o meu texto dessa quinzena para os leitores do Canal Piloto, abaixo vou relembrar algumas coisas pessoais minhas, na qual presenciei, mas nada demais.

– Ao escrever acima sobre a passarela verde, me lembrei de uma coisa! Kkk

Quando eu estava indo para realizar a prova apenas de Meteorologia, segunda época, aquela passarela começou a “tremer”. Digo com convicção para vocês que naquele momento eu tomei um susto, pensei que estava havendo um terremoto!! Kkkkkkkkkkkk

Em seguida já fui para as “bordas” da passarela para segurar nos corrimãos e já fui olhando para os prédios em minha frente, inclusive da ANAC pra ver se realmente era um terromoto, aí nesse momento, me passa um jovem correndo na passarela do meu lado indo pro mesmo sentido que o meu.,,,,, preciso dizer mais alguma coisa??! xD

– Nunca desista dos seus sonhos.

Eu não consigo estudar em casa, algo me atrai pro computador, e graças a Deus tive um tempinho na empresa para poder estudar e me dedicar para a banca. Com certeza você também deve ter um tempinho desses! Seja no ônibus, seja na escola, pega na hora do intervalo e devore os livros, no serviço, na hora do almoço/janta, pegue os livros e pilote-os conforme diz o Sales.

Vale a pena o esforço que você faz hoje para conseguir o que quer no dia de amanhã.

Desejo sorte a galerinha que irá prestar banca de PP no futuro, e a mim também que pretendo prestar de PC/INVA/PLA e mais muita coisa que ainda está por vir!

Abraços, qualquer coisa, podem enviar e-mail a mim.

Eliabe Cardoso
eliabebinho1@hotmail.com

Renato Cobel
Redes