Olá amigos do Canal Piloto,
Sou o Eliabe Cardoso, e atualmente estou fazendo o PPA de avião na EJ, em Jundiaí (SBJD/QDV) e faculdade de Transporte Aéreo ministrada pela Universidade de Guarulhos.
Então vamos lá, bem vindos a bordo, tripulação! ;)
No dia 29/06/2013, o dia estava claro, céus radiando nos céus e temperatura alta, isso nos leva a pensar certamente que a atmosfera estava turbulenta, não é?!
O horário do voo era as 10:00 horas no horário de Brasília, o sol raiava e a temperatura no momento era alta, sendo assim cheguei cedo ao aeroporto, para estudar a manobra e também dar uma relida nos briefings de decolagem e emergência, uma vez que na minha terceira hora ainda não estava tão afiado assim com os briefings.
Todos os vôos temos que “brifar” com o instrutor, coisa que faremos nos momentos seguintes. Quanto mais rápidos decorarmos briefings e check-lists, mais rápidos ficaremos voando e menos tempo em solo.
Dessa vez eu iria voar com o PR-EJR.
Imagem: Arquivo Pessoal
Acionamos com a INVA, eu brifei a decolagem conforme segue a seguir, e a INVA fez o briefing de emergência. Abaixo, um relato de como foi o de decolagem:
– Vamos fazer uma decolagem normal da pista 36, Flaps UP, vamos rodar a aeronave com 60 nós e subir com 70 nós, após 400 FT vamos realizar o AFTER TAKE-OFF check-list, após 500FT curva a direita.
Taxiamos até o ponto de espera da 36, potência aplicada em 2.000 RPM, e checagem das velas, após ter checado fomos checar os Magnetos, 1.700 RPM.
Aí o magneto esquerdo deu uma pequena queda, em seguida o direito e também uma pequena queda, trazemos para IDLE e ficou entre 500 e 800 RPM, portanto a aeronave estava ótima, podíamos decolar!
Pedimos pra torre a autorização pra decolagem, logo já nos autorizou alinhar e decolar de Jundiaí, fizemos tudo conforme o check-list e pegamos a proa do portão 2, través de Jarinu.
Foi realizado algumas curvas de média subindo e descendo, e retornamos para Jundiaí pelo portão 3, Itatiba. A cidade de Itatiba é muito linda vista por cima, as ruas lá são bacanas, eu achei o máximo, são tipo umas “ondas”, é bem interessante.
Continuamos com a proa da Lagoa, pedimos o pouso a torre, o vento tinha mudado em voo, agora a pista em uso não é mais a 36, agora é a 18! Fomos informados do QNH, pista em uso e nos pediu para chamar na vertical da lagoa, como de costume, e assim foi feito.
Para completar, o voo realmente estava turbulento, a atmosfera não nos ajudou.
Pousamos em Jundiaí, fizemos o abandono da aeronave, de-briefing e assim foi o meu terceiro voo com a EJ.
Desejo aos amigos ótimos vôos.
Abraços
Eliabe Cardoso
eliabebinho1@hotmail.com