Olá novamente amigos do Canal Piloto.
Sou o Eliabe Cardoso, atualmente cursando PPA prático na EJ e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos.
O tema que irei abordar hoje é sobre a quarta hora de voo, onde ainda não são cobradas muitas coisas do aluno, uma vez que o mesmo ainda não está totalmente bom nos comandos da aeronave.
Como é de meu costume, eu sempre gosto de chegar cedo no aeroporto, passar a notificação, sentar para descansar da viagem que faço até lá, para aí então aguardar o avião pousar para que eu possa utilizá-lo para uma nova missão! Dessa vez, a PS04.
Geralmente, no início e na PS04, ainda não há muita cobrança, somente aquela regrinha de mudanças de altitudes, por exemplo:
- Subir: Atitude, potência, compensa.
- Manter voo reto horizontal: Atitude, potência, compensa.
- Descer: Potência, altitude, compensa.
Nesse voo, ficamos variando entre as altitudes de 4.500 a 5.000, para fixar muito bem essa tal regrinha e também para ir se acostumando com os comandos da aeronave.
Todo aviador deve saber bem a aeronave que voa, por isso fazemos isto na missão, para sentir o avião.
No voo, decolamos da 18 de Jundiaí e saímos pelo portão 2, conhecido como Través de Jarinu. A aeronave utilizada foi o PR-SKN.
– Torre Jundiaí, PR-SKN no ponto de espera da 18 pronto!
– Ciente, SKN, decolagem autorizada.
(Ele citou o vento e a velocidade, cuja mesma não me recordo agora).
Cotejamos, e subimos para 4.000 pés para nivelar, economizar combustível, e atingir o “TOC”.
Após passar o portão 2 pegamos a proa da posição CRUZEIRO, no corredor QUEBEC, e fomos em direção a SBR459, confesso que é uma linda área, possui as várias represas e é um cenário muito bonito para um dia magnífico!
Fizemos algumas curvas e fomos para a SBR460, para eu ir me acostumando nos locais, me orientar espacialmente melhor! Também foram realizadas umas subidas e umas descidas justamente para treinar mesmo!
No retorno, iríamos sair pelo portão 3 para chegar novamente a Jundiaí.
A área 460 é bem próximo a Morungaba, pegamos o corredor MIKE, e na vertical de morungaba pegamos a proa e rumo de Itatiba. Em sua vertical, está localizado o portão 3.
Descemos para 4.000 novamente, e já chamamos a torre:
-Torre Jundiaí, PR-SKN.
– SKN, prossiga.
– SKN passou o portão 3, está com proa de Jundiaí, solicita instruções.
O interessante dessa missão, foi a simulação de falha de comunicações, onde tudo o que tínhamos visto na teoria em sala de aula, vi ali. Nesse momento confesso que quase chorei! Me emocionei demais!!
Vi a luz verde da TWR com direção a nós dando as devidas instruções para ingressar na perna do vento, vi a manobra parecida com a Coordenação de 1º tipo e com as luzes acendendo e apagando para a TWR nos visualizar, foi realmente muito bacana o voo.
Nesse momento, você deve estar se perguntando: Nossa, quanta coisa! Será que foi tudo isto em uma única hora de voo? Negativo aviador! Foram realizadas duas horas de voo seguidas, e por isso deu para aproveitar bastante.
Isso foi minha PS04 e PS05!
Sigo com a próxima semana a PS06, até daqui 15 dias!
Qualquer dúvida, contate-me.
Abração!