Então senhores, muitos dos que já começaram os cursos práticos de PP/PC, provavelmente já utilizam alguns recursos disponibilizados na “rede mundial de computadores” (#1997feelings) como o Ais Web para buscar cartas e NOTAMs, e o Redemet para fins de meteorologia. Porém entretanto todavia, muitos ainda não conhecem sites que oferecem recursos alternativos para o planejamento da rota de seu voo, e foi pensando nisso que perguntei à vocês através de meu Facebook sobre serviços com esses propósito, e vamos agora aos mais relevantes:
Apesar de eu já conhecer este site há algum tempo apenas recentemente comecei a utilizá-lo, e realmente facilita em muito a navegação, nele você pode traçar a sua navegação tanto VFR quanto IFR e verificar através desse planejamento inicial as proas magnéticas e distâncias em milhas náuticas das etapas/pernas do seu voo. Uma grande ferramenta disponível nesse site é a possibilidade de alternar ou mesclar as cartas e camadas que você utiliza, quando eu vou traçar uma navegação VFR por exemplo, a faço mesclando a carta REA (Rotas Especiais de Avião – Corredores VFR da TMA SP) com a WAC, e após as etapas dos voos estarem traçadas, mudo o visual do planejamento para a visualização de satélite do Google, assim posso ver previamente por onde a aeronave realmente vai sobrevoar e deste modo posso pegar referências mais fiéis, pois quem utiliza as cartas WAC sabe muito bem que por vezes estas apresentam grandes diferenças com o cenário atual que vemos durante o voo.
O site é gratuito e você poderá utilizá-lo mediando um rápido cadastro, que é necessário para você poder salvar as rotas que traçou caso queira voá-las novamente ou planejar o próximo voo com antecedência sem perder os dados.
Semelhante ao site anterior, este oferece basicamente as mesmas funções, mas com cartas, camadas e alguns detalhes adicionais. No caso da navegação em si um detalhe a mais que este serviço possui é a indicação do estimado de voo sobre o fixo, você o saberá logo após inserir a velocidade de cruzeiro em cada perda do voo.
Por outro lado o site não oferece a mesclagem de cartas, o que dificulta nos planejamentos nos quais você tem de utilizar cartas REA ou REH juntamente com a WAC, na imagem acima por exemplo, apesar da rota ter sido traçada, ela passa fora dos corredores REA da TMA SP entre Jundiaí e Atibaia, mas mesmo assim é possível fazer uma correção manual na rota com o mouse, movendo-a para a posição ou coordenadas da carta dos corredores que você terá de ter em separado. Alguns dos outros serviços e opções adicionais que o site oferece não estão disponíveis ou totalmente atualizados para o Brasil, com o preço do combustível em cada aeródromo. Como o site é americano, muitos dos diferenciais deste são focados especialmente na Terra do Tio Sam.
O site não requere cadastro, mas você pode salvar seus planejamentos através do gerador de links que há por lá, possibilitando ainda que você compartilhe esse link com outras pessoas.
Outros serviços
Os dois sites citados acima foram os mais completos e os que julguei mais úteis, mas além destes, outros sites foram citados pelos leitores:
Conclusão
Pelo fato de eu só ter utilizado os serviços para navegações VFR, os detalhes acima foram focados nisso, mas ambos ainda possuem diversas opções ainda não exploradas, incluindo para o voo IFR com suas respectivas cartas; como o objetivo deste post era apenas apresentar à vocês os sites, sintam-se à vontade para explorar.
Se você está na fase de navegações VFR do PP ou PC, e se encontra voando em local com TMA e cartas REA, a mesclagem do Planodevoo.net sem dúvidas irá facilitar muito sua vida, mas se você não depende mais desses detalhes visuais específicos, o Sky Vector poderá lhe apresentar algumas opções bem mais avançadas que poderão ser úteis.
Se você ainda não iniciou a formação, pode ainda aproveitar os sites citados para ir se ambientando nas suas futuras navegações ou referências visuais locais dos primeiros voos, como citei neste video.
Utilize, mas com bom senso
Apesar de isso ser óbvio é sempre importante lembrar que os meios acima são, como dito no título da postagem, auxílios para o seu planejamento, e não meio oficiais. Deste modo, utilize eles apenas antes ou depois da sua navegação oficial apenas para se policiar e se certificar que não errou nenhuma proa ou esqueceu de somar a declinação magnética, bem como evitar errar na escala da carta ou no estimado do voo.
Como todo bom auxílio, aprenda a utilizar ele, e não a depender dele.
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