A aviação sempre presente nas músicas

posted in: Artigos | 9

Para algumas pessoas, música não pode faltar no dia-a-dia. Muitas músicas atraem pelo ritmo, estilo, ou algo assim. Mas e se, além de tudo, as letras das músicas fossem relacionadas à aviação? Neste artigo, nós separamos uma pequena lista de músicas que chamam muito a atenção por suas letras, e que para os aficionados por aviação, tomam sentido e ficam cada vez melhores. Confira:

Que tal a banda inglesa Saxon, com a faixa 20.000FT? Além de expressar a adrenalina de voar um caça, eles procuraram mostrar toda a sua admiração por essas máquinas. Destaque no trecho: “Se há uma coisa que eu amo, está voando bem alto, quebrando a barreira do som. É como fazer amor, quando você está em cima passeando no meu pássaro de aço prateado. Esqueça o tempo. Dez milhas de altura vivendo minhas fantasias a 20 mil pés.”

A banda alemã Rammstein resolveu fazer uso do acidente ocorrido com o voo 123 da Japan Airlines. O título, verdade ou não, foi motivado pelo medo que Tenzin Gyatso (atual Dalai Lama) tem de voar. Tudo isso baseado em um poema chamado “Erlkönig”. Há um certo destaque no trecho: “A tempestade abraça o avião, a pressão cai rapidamente na cabine, um rugido abafado guia a noite, em pânico gritam os passageiros.”

A banda escocesa Nazareth resolveu juntar a sensação de estar em uma aeronave já em voo com o arrependimento. A letra de “This Flight Tonight” fala de uma moça arrependida de ter deixado seu amante, em um voo para Las Vegas, e desejava retornar. A canção leva destaque no trecho: “O capitão disse: ‘preste atenção à esquerda’, lá embaixo naquelas luzes aterrissaremos. Vi uma estrela cadente incandescente, acima da areia de Las Vegas, não era a mesma que você me deu naquela noite a caminho do Sul entre os trailers, nem a estrela da manhã que você tanto deseja, nem a estrela do norte que guia os navegadores”. A música por inteiro é belíssima!

Não foi só sobre os aviões que os compositores falaram. A banda canadense Rush, em sua faixa “Countdown”, focou-se em retratar a missão STS-1, com o lançamento do Columbia. A música inteira tem um destaque em especial, e na letra, damos destaque para: “Helicópteros rodeando rasgam a noite com fachos de luz de busca movendo-se. Este dia mágico onde a superciência se mistura com o material brilhante dos sonhos”. Também de composição deles, há a música instrumental “YYZ”. O título é uma alusão ao código IATA do Aeroporto Internacional de Pearson, em Toronto. O próprio formato rítmico do tema principal é uma reprodução do código-morse para YYZ. Em alguns casos, como podemos ver, sequer é necessário haver uma letra para se fazer uma alusão à aviação.

Por fim, não poderíamos deixar de falar do Iron Maiden. Tudo bem que diversas faixas poderiam se encaixar nesse texto, mas Aces High chama a atenção por tudo: letra, batida e o destaque, que fica para: “Inimigos às 8 horas chegando por detrás de nós, dez ME-109 se escondendo no sol. Subindo e girando nossos Spitfires para encará-los, indo direto para eles eu disparo minhas armas.”

Essas e várias outras músicas, que chamaram a atenção e até foram destacadas por nós em outros textos, mostram que é um belo tema a se explorar. Essa pequena lista não foi feita para promover um estilo musical ou algumas bandas, mas sim para mostrar que a aviação não é um simples setor ou profissão. Como citado em Aces High: “live to fly, fly to live”.

Andrews Claudino