Aeronave aborta pouso para evitar hora extra de tripulação

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa quarta-feira (31), uma aeronave norueguesa, com 40 passageiros, precisou interromper o pouso já durante a aproximação para o destino, e retornou para o aeroporto de origem. 

De acordo com alguns jornalistas noruegueses, o motivo da abortagem do pouso era evitar que a tripulação superasse o tempo de trabalho regulamentar.

O voo era operado pela companhia regional Wideroe, pertencente ao grupo SAS (Scandinavian Air System), e o avião pousaria em Mosjoen, uma cidade situada no norte da Noruega. O avião partiu e voltou para a cidade de Trondheim, 300 km ao sul

“Pouco depois, o comandante disse pelo sistema de som que era completamente incrível, mas que havia decidido voltar”, contou o passageiro Steinar Henriksen.

De acordo com informações, a companhia proporcionou meios de transporte aos passageiros e afirmou que a mudança de última hora foi motivada pela lei muito rígida na Noruega.

“Infelizmente, o avião decolou com uma tripulação cujo tempo de trabalho chegava ao fim. Temos horários de trabalho rígidos impostos pelas autoridades e que não podemos descumprir”, declarou o porta-voz da companhia, Richard Kongsteien.

“Se o avião tivesse pousado, teríamos que permanecer imobilizados em Mosjoen porque não contávamos com tripulação reserva no local e o programa restante da noite para a aeronave teria que ser cancelado”, completou.

Assim, a situação teria afetado mais de 200 passageiros, ao invés de 40.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Markus Mainka/Airliners.Net

Renato Cobel
Redes