Blohm & Voss BV 138: O tamanco voador

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Construído entre 1938 e 1943, esse trimotor voou pela primeira vez em 1937. Os primeiros protótipos utilizaram motores Junkers Jumo 205D movidos a diesel, com 868 cv de potência. Além disso, eles foram equipados com uma torre para um atirador, contendo um canhão MG 151/20 de 20 mm.

Desde o primeiro protótipo, várias versões surgiram, e muitas foram equipadas com outros tipos de armas. Na maioria delas, era incluso o canhão MG 151/20, uma torre na traseira movida a energia elétrica (que equipava até três metralhadoras MG 15 de 7,92 mm), e mais uma MG 131 de 13 mm na nacele do motor central.

Além disso, ele podia transportar 500 kg de bombas, cargas anti-submarinas, ou até mesmo 10 passageiros. Vários exemplares foram posteriormente equipados com radar de busca FuG 200 Hohentwiel. São radares de baixa frequência, usados para patrulha marítima. Inusitadamente, uma das variantes foi utilizada para remoção de minas. Ela carregava um aro em volta da fuselagem, que por sua vez possuía um dispositivo de desmagnetização.

Aparentemente, ele era bem estranho: cauda dupla, três motores, torres de combate na proa, na popa, e mais uma atrás do motor central. No total, foram 297 exemplares construídos, sendo que 27 foram construídos com flutuadores. Dentre todos os 297, mais da metade foram produzidos com espaços maiores para bombas, podendo carregar o dobro da capacidade normal.

Andrews Claudino