Nessa quinta-feira (18), o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) anunciou que um empréstimo-ponte de R$ 1,2 bilhão de reais para a ampliação, modernização e exploração do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos (SP).
O banco afirmou que esse é o primeiro financiamento do banco para o programa do governo federal de concessões no setor aeroportuário. Em Fevereiro desse ano, o Aeroporto foi leiloado para a iniciativa privada.
O empréstimo-ponte visa apoiar os investimentos iniciais do projeto, antes que a análise do financiamento de longo prazo seja concluída. O dinheiro deverá ser usado na construção de novos terminais de passageiros e cargas, ampliação dos pátios, pistas e estacionamentos de carros, além da manutenção geral do aeroporto, como na limpeza.
O projeto inclui também a construção de um novo heliporto para reduzir ou eliminar a interferência causada por cruzamentos sobre as pistas de pouso e decolagem. O banco informou que estão previstas também obras de reparação de pavimentos de pistas e de adequação de geometria de pistas para operação de aeronaves de maior capacidade.
Durante as obras, deverão ser gerados 4,5 mil empregos indiretos. Já o quadro de pessoal do aeroporto deverá atingir até 2,1 mil empregados no mesmo período, segundo o BNDES.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Eduardo de Barros R. Perez/Airliners.Net