Na noite dessa segunda-feira (05), um Boeing 767-300F da LAN CARGO, que cumpria um voo entre Miami e Vitória (ES) precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Campinas (SP), de acordo com a INFRAERO.
O piloto enviou um aviso à torre de controle em Campinas de que precisaria da estrutura do aeroporto para a aterrissagem, ainda de acordo com informações da estatal.
O pouso ocorreu normalmente às 18h38, e tevea presença de uma unidade médica e uma equipe do Corpo de Bombeiros do aeroporto. De acordo com a INFRAERO, o Boeing ficou no pátio do aeroporto até às 21h27, quando decolou para Santiago, no Chile.
O problema encontrado pelo piloto não foi informado pela Infraero, porque, de acordo com a assessoria de imprensa da companhia cargueira, esta informação pertence à LAN.
Em nota enviada no início da tarde desta terça-feira (6), a assessoria de imprensa da empresa informou que o cargueiro precisou pousar em Viracopos por restrições operacionais e que aterrissou com quantidade de combustível superior aos mínimos estabelecidos e suficiente para seguir ao destino alternativo.
“LAN CARGO informa que su vuelo LAN CARGO 1730, ruta Miami- Vitoria, debió derivar hacia el aeropuerto de Campinas por restricciones operacionales. Ante un escenario de congestión aérea, la Línea Aérea pidió prioridad de aterrizaje y aterrizó sin ningún inconveniente con combustible superior a los mínimos establecidos y consistente con su destino alternativo.”
Tradução: “A LAN CARGO informa que seu voo LAN CARGO 1730, na rota entre Miami e Vitória, precisou ser desviado para o Aeroporto de Campinas devido à restrições operacionais. Ante um cenário de congestionamento aéreo, a companhia aérea pediu prioridade de pouso, e pousou sem nenhum inconveniente, com um nível de combustível superior aos mínimos estabelecidos para o destino alternativo”.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: SBCT Online