Boeing defende 787 após terceira falha em três dias

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa quarta-feira (10), mais um Boeing 787, dessa vez da All Nippon Airways, sofreu uma falha: Um dos computadores de bordo indicava falha no sistema de freios do avião, mas não havia nada de errado.

Porém, mesmo com o diagnóstico de que a falha era falsa, a aeronave não decolou. As constantes falhas começaram a abrir uma discussão no meio aeronáutico, colocando em xeque a segurança do avião.

A Boeing, fabricante da aeronave, saiu em defesa do modelo, e afirmou que a aeronave é a mais segura do mundo na sua categoria.

O modelo entrou em serviço há pouco mais de um ano, tendo no total 49 unidades entregues, contando com mais de mil exemplares encomendados por diversas companhias ao redor do globo.

Hoje, o Dreamliner é considerado um dos mais avançados e modernos aviões jamais fabricados. Porém, a quantidade de falhas apresentadas até agora deixa os passageiros com a pulga atrás da orelha sobre a segurança do avião.

A Boeing explicou que problemas iniciais são comuns quando novas aeronaves são introduzidas no mercado. O 787 é considerado uma maravilha da engenharia aeronáutica, com uso intenso de materiais compósitos e um nível inédito de espaço e conforto para os passageiros.

A empresa afirmou que os incidentes não estão relacionados, e que está cooperando com as investigações, visando o bem de seus operadores e de seus passageiros.

Nesta quarta-feira, as ações da Boeing voltaram a subir, depois de caírem quase 5% entre segunda e terça-feira.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução

Renato Cobel
Redes