Bope irá operar Vants em atividades de monitoramento

posted in: Canal Piloto Reporta | 1

 

Nessa segunda-feira (23), foram divulgadas as primeiras imagens do mais novo projeto do Bope (Batalhão de Operações Especiais): Três Vants, que serão usados pela organização para realizarem ações táticas no Rio de Janeiro. A divisão de elite terá três aviões, projetados pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Além desses, um aparelho foi construído para a Defesa Civil, outro para a  Artilharia Antiaérea do Exército, além de um para o próprio IME, para continuar o desenvolvimento do modelo.

Com um zoom ótico capaz de fotografar a placa de um carro a 500 metros de altura, por exemplo, o Vant não pode ser visto a olho nú a mais de 100 metros de altura, graças ao seu tamanho reduzido, impedindo que bandidos tentem destruir o avião com armas de fogo. Os modelos irão para a área de vigilância, segurança e sensoriamento remoto.

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) afirmou que o uso desses veículos já demonstrou uma grande utilidade no monitoramento de contrabando de armas, tráfico de entorpecentes, atuação de grupos armados em fronteiras, crime organizado nas favelas, produção de mapas cartográficos digitais, além de segurança em grandes eventos e estádios de futebol, como na Copa do Mundo e Olimpíadas, futuramente realizadas no Rio de Janeiro.

Para poder operar os veículos, policiai militares e bombeiros, futuros operadores, receberão um treinamento técnico do IME, além de aulas de pilotagem. A SECT afirma que o valor investido pelo governo do Rio de Janeiro no desenvolvimento e aquisições é de R$ 180 mil reais.

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes