Nesse sábado (21), um levantamento apurou que a média de reclamações sobre danos e extravios de malas e bagagens no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF), é de 18,7 por dia.Apenas entre os meses de Janeiro e Agosto deste ano, foram 4.494 reclamações.
A apuração descobriu que o mês com mais reclamações foi Julho. No mês das férias escolares foram 730 registros. Para registro de comparação, em Abril foram 670 registros; em Março, 666; e em Janeiro, 653.
Quando a bagagem é danificada ou extraviada durante um voo, o passageiro deverá preencher um cadastro informando à companhia aérea em que viajou. Se as malas permanecem sem localização por 30 dias, a empresa tem de pagar uma indenização.
A pessoa também pode procurar o Juizado Especial do aeroporto, para tentar resolver a situação mais rapidamente. No aeroporto de Brasília (DF), este serviço está disponível todos os dias, das 6h da manhã até a meia-noite.
Uma advogada, que prefere não se identificar, viajou entre as cidades de São Paulo a Brasília, e teve sua bagagem extraviada. Dois dias depois, ela recebeu um telefonema do gerente de uma pizzaria que fica ao lado do aeroporto JK, informando que sua mala estava lá.
A advogada pediu para ver as imagens da câmera de segurança. Dessa forma, percebeu que três pessoas mexeram em seus pertences, levando perfumes, várias bijuterias, roupas e maquiagem e deixando a mala no local, cerca de meia hora depois que ela havia desembarcado: “Estamos sem segurança. Encontrei minha mala na rua”, afirmou.
O advogado Eber Alves já teve sua mala violada e perdeu livros, roupas e objetos de higiene pessoal. “Sentimento de dano, preocupação”, disse.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Romulo Serrano/Airliners.Net