Um Boeing C-17 Globemaster III da 305ª Ala de Mobilidade Aérea da USAF, que havia partido da Base Aérea de McGuire, New Jersey, rumo à Base Aérea de MacDill, na Flórida, acabou pousando por engano no pequeno aeroporto privado Peter O’ Knight, em Tampa, estado da Flórida a apenas 4 milhas de distância do destino original.
Essa é a primeira vez que um avião desse porte pousa no pequeno aeródromo, que possui uma pequena pista de pouco mais de 1.030 metros, o que fez o Boeing usar quase toda a pista, já que pousa em no mínimo 915 metros. Alguns responsáveis pelo aeroporto afirmaram que é comum alguns pilotos confundirem os dois aeroportos.
O C-17 levava 23 passageiros, além de 19 tripulantes, e estava prestando um voo de apoio ao Comando Central dos Estados Unidos. A USAF divulgou um comunicado após o incidente, afirmando que aparentemente nenhum dano foi causado ao aeródromo. Funcionários do aeroporto movimentaram o avião e reabriram o aeroporto após o pouso.
No início da noite da sexta-feira (20), o avião enfim decolou para a Base Aérea de MacDill. A USAF também informou que o avião não teve nenhum problema técnico, e que não foi declarada emergência pela tripulação, mas que as circunstâncias do incidente serão investigadas pelas autoridades.
Por Antonio Ribeiro