Alguns caças Lockheed Martin F-16C/D ‘Barak’ da Força Aérea Israelense terão de ser repintados, pois técnicos descobriram que a tinta do lado interno da entrada de ar do motor do caça está descascando, podendo vir a entrar no motor doavião e causar problemas. O fato foi detectado em aviões operados a partir das bases de Hazor e Ramat David.
O major general Amir Eshel, que comanda a força, decidiu tirar de voo os caças afetados, para evitar qualquer risco de problemas no motor devido à ingestão da pintura lascada.
Por enquanto, apenas os F-16 que tiveram esses problemas foram retirados da linha de voo, mas toda a frota de caças da Força Aérea de Israel está sendo inspecionada por mecânicos especializados. A camada de tinta antiga das entradas de ar dos motores dos aviões afetados está sendo removida, para ser novamente pintada.
A Força Aérea de Israel afirmou que o serviço de raspar a tinta antiga e repintar as entradas de ar dos aviões afetados será concluído em um “curto espaço de tempo”, e afirma também que, se necessário, não serão poupados esforços para colocar todos os aviões em operação imediatamente.
Atualmente, 325 caças F-16 estão ativos no país, compreendendo 126 unidades C/D com novos motores General Electric F110-100. Vários testes estão sendo feitos para identificar a causa do problema, mas por enquanto, a suspeita é que as altas temperaturas afetaram os aviões.
Enquanto isso, a Força Aérea de Israel iniciou uma investigação após o incidente onde um F-16I “Sufa” e uma aeronave de reabastecimento aéreo Boeing 707 “Reem” ficaram danificados durante uma simulação de reabastecimento em voo, realizado no dia 27 de julho no sul de Israel. Ambas as aeronaves pousaram em segurança após o incidente, durante o qual a mangueira de reabastecimento do avião tanque teria se “desintegrado” e acertado o caça durante a operação de REVO.
Por Antonio Ribeiro