Canal Piloto 25 – Como ser Piloto Privado?

Reportado por Alexandre Sales na frequência Episódios completos

cp25 Canal Piloto Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

 Nota:

A partir do início de 2012, o exame médico de aviador deixou de se chamar CCF (Certificado de Capacidade Física) e passou a se chamar CMA (Certificado Médico Aeronáutico)

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Os livros e materiais didáticos usados no teórico de Piloto Privado de Avião

Claro que o seu aeroclube pode pedir um ou outro livro diferente, mas a seguir estão os que eu usei. Mas de modo geral, os aeroclubes não chegam a adotar vários livros diferentes uns dos outros, os que vem a seguir são meio que um padrão do curso de PP, e podem custar entre R$30,00 e R$45,00

1299535440 174802847 1 Fotos de AERODINaMICA E TEORIA DE VoO NOcoES BaSICAS JORGE HOMA Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

Aerodinâmica e teoria de voo: Jorge M. Homa (Livro)

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Aeronaves e Motores – Jorge M. Homa (Livro)

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Navegação – Piloto Privado -Titus Roos (Apostila)

regulam de traf aer vfr plinio jr Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

Regulamentos de Tráfego Aéreo – Plínio JR (Livro) – Opção 1

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Regulamentos de Tráfego Aéreo
Ariovaldo Machado Cardoso (Apostila) – Opção 2

sonnemaker Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

Meteorologia – Sonnemaker (Livro) – Opção 1

p1158 amp Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

Meteorologia – Banci (Apostila) – Opção 2

dscn2430 Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

Coletânea de Provas de Piloto Privado de Avião
Banci, Titus, Marcelino, Ferrian…
Vários autores juntos
(Apostila)

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Outros materiais:

computador+de+voo+e6+b+jeppesen+plastico+papelao+estudante+n+11+sao+jose+dos+pinhais+pr+brasil  3F5273 1 Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

Computador de Voo E6B
Pode ser preto ou azul, de papelão plastificado, plástico ou de metal,
e não se assuste com o preço, é isso mesmo, ele custa no mínimo R$ 120,00

03 Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

Transferidor para Navegação Aérea

p1187 amp Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

Régua para Navegação Aérea

 
 
 

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Observações importantes:

1 – Ao conforme os autores vão atualizando as edições,
as capas vão sendo modificadas, mas sempre mantendo o mesmo padrão:

livro teoria voo Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

2 – Na lista de livros acima vocês notaram que eu citei 2 livros de Regulamentos de Tráfego Aéreo e 2 livros de Meteorologia. Na verdade você só precisa comprar 1 de cada, mas coloquei esses 4 na lista para vocês verem os que eu usei nos meus estudos. Comprei os 2 livros da “Opção 1″ por conta própria com 16 anos para estudar em casa, e comprei outros 2 livros da “Opção 2″ pois eram estes que o aeroclube iria usar.

 

Na maioria dos aeroclubes, não é obrigatório você ter o livro exato de X autor, basta apenas que o livro seja sobre a matéria em questão. Tanto que na minha sala, eu e alguns amigos, tinhamos livros de autores diferentes, e isso não afetou o aprendizado vendo que os livros tem os mesmo assuntos, mas explicados de modos distintos, e os professores não se baseiam totalmente nos livros, não seguem os capítulos á risca, a maioria deles explicam tudo na lousa ou no data show/projetor.

Então fica ao seu critério escolher quais irá comprar, 1 de cada ou os 4 da lista.

 

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Onde comprar os materiais e livros de Piloto Privado?

Esses materiais podem ser comprados nos próprios aeroclubes ou em lojas de aviação on-line. E apesar de ser uma dica velha, eu digo: Pesquise antes de comprar! Na formação de PP cada centavo conta!

Para os que me pedem indicações de lojas on-line, a que posso recomendar é a Bianch, que é atualmente a mais confiável e tradicional das lojas virtuais de aviação. Quanto a compra on-line, não se preocupe se você não tiver cartão de crédito, a maioria dos lojas aceitam pagamento via boleto bancário, que você pode pagar em bancos e/ou lotéricas dependendo da sua cidade.

A Bianch disponibiliza descontos especiais para o público do Canal Piloto,
clique na imagem para saber como economizar na compra do seu material:

canal piloto bianch Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?

Irei explicar mais detalhadamente o que direi a seguir em um futuro video, mas não recomendo encomendar seu material por livrarias que vendem todo tipo de livro, pois na maioria das vezes esse processo demora muito e o preço acabando ficando maior.

Tenha cuidado com produtos vendidos em sites como Mercado Livre e Buscapé, pois os livros/materiais vendidos lá nem sempre são os mais atualizados, e diferente da loja online de aviação, nesses outros sites de “venda livre” na maioria das vezes você não tem garantias fiscais ou reembolso.

Há também a opção da chamada “venda direta”, na qual você entra em contato diretamente com o vendedor que é uma pessoa física, que não tem loja nem física nem on-line. Esse tipo de compra é vantajoso por um lado pois assim você se livra de várias taxas que uma loja física teria sobre o preço do produto. Mas atenção, só compre com alguém que tenha sido indicado à você por algum amigo ou pessoa de confiança, pois como diz o Seu Madruga: “Pessoas vemos, costumes não sabemos”. Se mais pra frente eu conseguir parceria com alguém que faça esse tipo de venda, indicarei aqui nessa postagem.

No final dessa postagem há a média do preço total do material didático

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Quais os exames do CCF/CMA?
(E mais alguns documentos necessários)

Cópia do Documento de Identidade e CPF ou CNH
Documento de identidade original
Carteira de Vacinação Atualizada
(Att: febre amarela e tétano)
Hemograma completo (Att: hematócrito)
Tipagem sangüínea (Att: ABO e RH)
Uréia
Creatinina
Exame de VDRL
Ácido Urico
Dosagem de colesterol (total e frações)
Glicemia (Att: jejum)
Dosagem de Triglicérides
Urina I (Att: depósitos e sedimentos)
Audiometria Tonal
Teste ergométrico (Att: com laudo)
Rx de tórax (Att: frente com laudo)
Rx seios da face (Att: com laudo)
Rx panorâmico (ODONTOlÓGICO) com laudo
E.E.G. (Eletroencefalograma com fotoestímulo e laudo)
Dosagem de PSA (para homens maiores de 40 anos)
Beta – HCG (para mulheres) + Laudo ginecológico

 

A Inspeção de Saúde (CCF/CMA) a ser realizada compreende avaliações:

 

Clínica
Psicológica
Psicotécnica
Neurológica
Cardiológica
Odontológica
Oftalmológica
Otorrinolaringológica

 

OBS: Não se assuste com a quantidade exames, o exame de sangue já abate vários destes da lista.

 
 

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O que pode reprovar no CCF/CMA?

Clique aqui para ver a lista

 

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Investimento financeiro:

 

Certamente os valores vão variar de localidade para localidade,
mas os custos manterão a mesma média a seguir:

 
Curso teórico de PP: ————————– R$ 1.800 (Preço total do teórico)
Material do curso teórico de PP: ———- R$ 370
Prova da ANAC (CCT): ———————— R$ 250 (R$ 50 de cada prova)
Exame médico (CCF/CMA): —————- R$ 347
Documentação do CHT: ———————- R$ 205
Curso prático de PP: ————————– Entre 9 e 17 mil reais
Faculdade (opcional): ————————- Entre R$ 600 e R$ 1.900 por mês
Ser piloto de avião: —————————– Não tem preço haha ;DNo total, se você fizer tudo (teórico e prático) no aeroclube (PP + PC), o valor irá ficará entre 50 e 80 Mil reais. Se você fizer Faculdade + Aeroclube o valor ficará por volta de 120 Mil
 

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Então senhores, estudem e boa sorte nessa sua jornada para se tornar um…

 
aviador canal piloto Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?
 

huahuahuahua ;D

 

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Roteiro desse episódio:

(O texto está sem parágrafos pois é um roteiro em rascunho, não um texto)

 
Então amigo certo dia aconteceu aquele acontecimento chave na sua vida;
 
*Você fez aquele voo com um amigo;
*Você comprou aquele simulador de voo pra computador;
*Ou você ganhou aquele aviãozinho de brinquedo quando era criança.
Então depois de um acontecimento desses você viu que o seu destino, que a sua vocação, que o seu sonho era ser, um piloto de avião.
Então nesse video eu vou explicar por partes o que você tem que fazer, que barreiras você vai encontrar e como você vai ter que fazer pra superar essas dificuldades para assim se tornar um piloto de avião.
Primeiramente, você tem que saber que existe uma hierarquia de licenças para voo.
Então independente se você quer ser um piloto de linha aérea, piloto de jato executivo, piloto taxi aéreo e etc, antes de tudo isso você terá que obrigatóriamente se formar primeiramente como piloto privado, que é o primeiro passo que você vai ter que executar pra poder seguir em frente na sua carreira e só depois começar o segundo curso, que é o de piloto comercial.
Mas nesse video eu vou me focar apenas nesse seu primeiro passo. Então vamos saber o que você tem que fazer para se formar como um piloto privado.
Pra ficar mais fácil de entender você deve saber que o curso é divido basicamente em duas partes:
*Primeiro vem a parte teórica do Piloto Privado, as provas os estudos e etc;
*E depois vem parte prática do Piloto Privado, que são as aulas de voo.
Então a primeira coisa que você tem que fazer, é procurar uma escola de aviação para você fazer o curso teórico de piloto privado. Pra se matricular nesse curso você tem que ter o ensino fundamental completo, ter no mínimo 17 anos e o mais importante: Ter dedicação.
Nesse curso que tem na maioria das vezes 4 meses de duração, você vai aprender através dos professores e dos livros, 5 disciplinas de aviação:
*Teoria de voo;
*Regulamentos de Trafego Aéreo;
*Conhecimentos Técnicos;
*Meteorologia para Aviação;
*E Navegação Aérea Visual.
Pergunta: A matéria é facil?
Então, se você for parar pra analisar, cada aula, cada conceito que o professor ensina nas aulas etc, você vai ver que a matéria é fácil sim. Mas o X da questão é o seguinte, mesmo a matéria sendo simples de entender, é muita coisa que você vai ter que decorar. É fácil de entender? É, mais é coisa fácil aos montes!
E ainda mais nesse tempo curto, pois você vai ter apenas 4 meses pra decorar tudo aquilo. Então, no curso teórico, a matéria é facil? É, mas ainda sim você vai ter que passar madrugadas estudando, não para entender a matéria, a matéria você já entendeu, mas mesmo assim você vai ter que passar madrugadas estudando pra não correr o risco de esquecer nada lá na hora da prova.
Ai tem o seguinte, alguns aeroclubes tem provas durante o decorrer do curso, já pro aluno ir vendo como ele está se saindo no aprendizado da matéria, ai uma coisa que é comum acontecer, é o aluno ir mal nas primeiras provas…
Senhores é o seguinte, durante as aulas, além do professor como fonte e conhecimento, você vai ter com você um artefato de alta tecnologia futurista chamado: Livro.
Pois o professor só vai estar com você algumas horas por dia, e o livro vai estar a sua disposisão durante o dia inteiro. Então mesmo que você até não entenda a maneira que o professor ensinar algum exercicio ou alguma matéria, você pode e deve recorrer ao livro, pois tudo que o professor tem a obrigação de ensinar também está nos livros e de uma maneira super didática e detalhada. Então, se você for mal em alguma prova, possivelmente, a culpa não é do professor.
Então, mas por quê você tem que fazer esse curso teórico? É pelo seguinte, ao final desses 4 meses você terá que fazer a temida prova da ANAC. Nessa prova você vai responder a 20 questões de cada uma das 5 matérias, ou seja, você vai responder um total de 100 questões em espaço de 3 ou 4 horas. Para você ser a provado você tem que ter um aproveitamento de 70%, ou seja, cada matéria tem 20 questões, certo? Então dessas 20, você tem que acertar no minimo 14 de cada um das 5 matérias.
Mas por quê ela é chamada de “Temida prova da ANAC”? É pelo seguinte, a maioria dos locais de provas, oferecem essa prova on-line, você faz ela no computador e etc, ai quando você clica em “Começar a prova”, as questão são sorteadas em um banco de dados no mesmo segundo e aleatoriamente. Isso também é conhecido como o “Princípio Roleta Russa”, ou seja, por sorte, você pode pegar todas as questões super fáceis, algumas até mesmo, uma respondendo a outra, ou pode acontecer exatamente o contrário… Sabe aquele capítulo que você não estudou? É, então, pode cair varias questões somente sobre aquele capítulo.
Mas como a ANAC é a nossa amiga e ela existe para nos ajudar, nem tudo está perdido se você for reprovado na prova. A prova da ANAC ou Banca da ANAC como também é conhecida, tem a chamada “Segunda Época”, que funciona da seguinte maneira: Nessa prova você tem que fazer 5 provas, certo? Então, se você for reprovado em 1 ou 2 matérias, você fica de “Segunda Época”, e assim você pode voltar lá alguns dias depois para refazer somente essas 2 ou 1 provas que você foi reprovado.
Agora se você passar em 2, e for reprovado 3 por exemplo, ai não tem jeito, você vai ter que fazer todas as 5 provas mais uma vez.
Mas então, vamos adiante, supormos que você se dedicou, estudou e conseguiu passar na prova da ANAC,
então agora como você voi aprovado, você é um feliz proprietário de um:
*CCT – Certificado de Conhecimento Teórico
Esse é um documento virtual, basicamente, é o seu nome que fica registrado no site da ANAC, mostrando
que você fez a prova e foi aprovado, de primeira ou de segunda época, e lá também é mostrado a data de validade da sua prova, que no caso do Piloto Privado é de 2 anos.
O CCT é um dos documentos que você vai precisar para prosseguir para a segunda parte: O Curso Prático
Mas antes, vamos voltar um pouco, agora que você já entendeu todo o sistema do curso teórico, está na hora de você saber as opções que você tem e algumas coisas que poderão te ajudar.
A primeira delas é: Atualmente, para você fazer a prova da ANAC, não é obrigatório fazer o curso teórico, ou seja, você pode comprar os livros, e estudar em casa, e quando se sentir preparado, ir fazer a prova
da ANAC. E sim, muitas pessoas conseguem através desse modo, eu mesmo tenho amigos que
passaram na prova sem ter feito o curso teórico, a maioria deles, porque não moravam perto de um aeroclube.
Então já que não é obrigatorio fazer o curso, também não é obrigatorio passar no curso, pois no final
do curso teorico, se você for aprovado, você recebe o diploma e etc, falando que você fez o curso no aeroclube e foi aprovado, mas no caso do Piloto Privado isso não é obrigatório, ou seja, você pode até começar o curso teórico, mas mesmo se você não chegar ao fim dele ou não for aprovado no teórico, você pode sim fazer a prova da ANAC, e obviamente, na prova da ANAC é obrigatório ser aprovado.
Mas antes de decidir estudar sozinho, se pergunte: Se não é obrigatório, porque o pessoal faz? Acreditem, o apoio de um professor, o planejamento de aula e os colegas para te ajudar, fazem uma diferença grande.
E ainda nessa área, uma dica valiosa é: Se você ainda é novo demais para começar o curso teórico ou se você ainda está decidindo quando começar, já compre os livros do curso teórico o quanto antes, antes mesmo de se matricular, assim você já vai se familiarizando com o que você vai ter que enfrentar
nas aulas.
E uma coisa importante sobre os livros é: Quando você for comprar, sempre peça a versão mais atualizada
dos livros, pois ao conforme os anos vão passando, os autores vão atualizando as edições.
E outra opção que você tem se chama: Faculdade.
Atualmente existe um curso superior, uma faculdade para pilotos, é o curso de Ciências Aéronauticas ou
o curso de Aviação Civil, que também não é obrigatório fazer, você pode se formar e trabalhar como piloto
sem ter essa faculdade. Mas o que esse curso afeta na sua vida? E novamente, se não é obrigatorio, porque o pessoal faz?
O primeiro ponto é: Esse curso equivale a sua formação teórica, ou seja, se você começar pela faculdade,
você, ao conforme for passando pelos semestres, vai estar apto a fazer a prova da ANAC, sem precisar
se matricular no curso teórico do aeroclube. Mas o momento de maior valor dessa faculdade, vai ser quando você for se candidatar a um cargo maior, como PLA – Piloto de Linha Aérea, pois nesse caso, se você já tiver essa faculdade, você terá chances muito maiores de conseguir esse cargo.
Mas ai algumas pessoas ficam nessa duvida: “Com essas opções, por onde eu começo? Pelo Aeroclube ou pela Faculdade??
Amigo, independente de qualquer fator, uma coisa muito importante na sua formação vai ser o: $$$ Capital $$$
Pra você se formar como Piloto Privado, você vai gastar entre 9 mil e 17 mil reais e pra você se formar
Piloto Comercial, você poderá gastar até 70 mil reais em um periodo de 4 anos mais ou menos.
Sabendo disso, vamos voltar para a questão, a solução é simples: Primeiro você tem que ver o seu poder financeiro; por exemplo:
Situação 1 – Você não é um milionário e vê que talvez o dinheiro acabe antes do esperado…
Nesse caso, não faça a faculdade… Ainda. Comece pelo aeroclube. Pois a faculdade particular de aviação, não é barata.
Pois imagine o seguinte, você vai e começa pela faculdade, termina a faculdade e seu dinheiro acaba, então sem o dinheiro reservado, você não vai poder fazer as suas aulas de voo. Você vai trabalhar na aviação? Vai, pois afinal, você é formado em uma faculdade de aviação, mas você vai trabalhar no solo, nos aeroportos e etc, ainda na aviação, mas não como piloto, pois você não tem suas horas de voo. Mas afinal, o que você quer, é voar não é?
Então o que o pessoal faz nesse caso? Você vai, começa pelo aeroclube, se forma como Piloto Privado inicialmente, depois você se forma como Piloto Comercial, arranja o seu primeiro cargo, e com esse salário, aí sim você começa a sua faculdade, pra em seguida ir atrás de cargos maiores.
Situação 2 – Você tem um bom emprego e etc, e a sua família te dá um apoio $$$ ajudando $$$ a sua formação.
Nesse caso você pode sim começar pela faculdade, vendo que assim você vai ter um curso teórico possivelmente mais completo e com o seu poder financeiro você não corre o risco de ficar sem dinheiro para as aulas de voo
Situação 3 – Dinheiro pra você não é problema.
Nessa situação você pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Você se matricula na faculdade e faz o teórico no aeroclube ao mesmo tempo, como no aeroclube o teorico é mais rápido, você vai e faz a prova da ANAC depois de 4 meses, e já começa as aulas de voo enquanto se forma na faculdade.
Assim você vai se formar nos dois lugares quase ao mesmo tempo, ou seja, vai acabar
a faculdade, e no aeroclube você vai se formar como Piloto Privado e Piloto Comercial quase ao memso tempo, e assim você não vai ter problemas para arranjar o seu primeiro emprego. E isso é vantajoso pois fazendo as duas ao mesmo tempo, obviamente você economiza tempo de formação do que se fizesse elas separadamente.
E esse fator, o tempo de formação, também é importante, pois obviamente se você não for fazer as duas coisas ao mesmo tempo, você tem que levar em conta que a formação no aeroclube é mais rápida, mas a faculdade é mais completa, mas também é mais cara… Então amigo, como você pode ver, no final tudo depende da sua conta bancaria :)
Então agora que você já viu como vai começar, vamos adiante, você fez a sua prova, conseguiu o seu CCT,
então agora você vai começar as aulas de voo não é ? :) … NÃO :D
Pra você começar as aulas você tem que ir atrás de mais um documento. Me responde o seguinte, o que me garante que você não vai desmaiar lá em cima durante o voo ou não vai entrar em pânico quando ver um bando de pássaros na frente do seu avião em?
Essa garantia se chama:
*CCF – Certificado de Capacidade Física;
Que é simplesmente o exame médico que afirma que você está apto a voar, e ele assim como o CCT tem validade de 2 anos para os Pilotos Privados
No caso do CCF de Piloto Privado, você tem duas opções para conseguir o seu CCF, você pode tirar ele em um:
*Hospital da Aeronáutica;
*Ou em uma Clínica Credenciada pela ANAC
Mas qual escolher? O que vai te influencia nessa decisão é um fator chamado: Plano de Saúde; pelo seguinte: No caso do Hospital da Aeronáutica, você faz todos os exames lá no propio hospital durante 2 dias, e se aprovado, você sai com o seu CCF no final do segundo dia.
Já na clínica credenciada, você faz a maioria dos exames, por sua conta, e leva os exames lá na clinica no dia do exame, em seguida eles fazão mais alguns exames lá no próprio local, e se aprovado você sairá com o CCF de lá depois de algumas horas, no mesmo dia.
Então, se você tem plano de saúde, seria melhor você fazer pela clínica, pois você faz o exames no seu plano, leva lá pra eles e em seguida você sai com o seu CCF de lá depois de algumas horas, é fácil, rápido e sem complicação.
Mas agora se você não tem um ou se o seu plano não cobre todos os exames do CCF, ai fica mais fácil você ir no Hospital da Aeronáutica ai da sua localidade, pois pagar todos os exames por sua conta sairia bem mais caro.
E tanto na clínica quanto no hospital, o preço do CCF vai ser o mesmo, então o que vai mudar ai a sua linha do destino é o seu plano de saúde.
Mas que problemas de saúde podem te reprovar no CCF? Que exames eu vou ter que fazer para consegui o CCF? Eu deixei a lista de ambos, ai na descrição do video logo abaixo.
Mas basicamente, sobre reprovação, uma frase que vale pra quase todos os problemas é: Esse problema pode ser corrigido ou tratado? Como por exemplo, problemas oftalmologicos, sendo corrigido com óculos? Se a resposta for sim, então tudo ok ;)
Então munido do ceu CCT, CCF e mais alguns documentos comuns como RG, Título de Eleitor e etc você
está apto a começar o curso prático: As aulas de voo :D
Mas com que idade você pode começar as aulas de voo?
Então existe um marco nas suas aulas de voo que é o voo solo, para fazer esse voo você tem que ter 18 anos. Mas o mínimo para começar as aulas é 17 anos, então, ainda com 17 você pode fazer o curso teórico, a prova da ANAC e começar as aulas de voo. Pra isso, basta você levar um documento reconhecido em cartório, onde os seu pais ou responsáveis te autorizam a começar as aulas com 17 anos. Então você vai poder fazer umas 15 ou 20 aulas de voo ainda com 17 anos, mas quando chegar a hora do voo solo, se você ainda não tiver 18 anos, você vai ter que ficar contando os dias no calendário.
Então amigo, ao longo dos meses você vai fazendo ai as suas aulas de voo, mas para você ser checkado como Piloto Privado você precisa ter minimo 35h ou 40h, dependendo do aeroclube.
Pergunta: Existe um prazo limite para se fazer todas as aulas de voo?
Existe e não existe; pelo seguinte, a sua prova teórica, a prova que você fez na ANAC, tem validade de 2 anos, certo? Então é altamente recomendável que você faça todas as suas aulas de voo dentro desses 2 anos, pois se a sua prova vencer, você terá que fazer ela mais um vez, e ter de fazer a prova depois de 2 anos do fim do curso teórico… Algo me diz que possivelmente você vai esquecer alguma coisa…
Outra dúvida que o pessoal tem é: Meu aeroclube tem vários aviões, qual deles devo escolher para voar? Qual é o mais fácil de pilotar?
Amigo, esqueça qual é o mais fácil. Você tem que pensar em 2 fatores na hora de escolher o seu modelo de avião: Preço e disponibilidade.
Por exemplo, supomos que o seu aeroclube tenha 1 Paulistinha, e a hora de voo dele é 200 reais por exemplo, e o aeroclube também tem 10 Cessnas, e com hora de voo dele custa 300 reais.
Nesse caso, o paulistinha é mais barato? É, mas só tem um avião, então vai ser muito mais difícil você arranjar vaga pra voar nele. Então nesse caso vá para o Cessna, ou você irá demorar muito mais tempo para completar as suas horas de voo, e talvez esse período ultrapasse aqueles 2 anos.
Então esqueça se o avião é velho ou novo, se é fácil ou difícil de pilotar, esqueça essas coisas, pense apenas nesses 2 fatores: Preço e disponibilidade.
Mas como funciona o pagamento das aulas? Cada hora de voo nos aviões de instrução de Pilotos Privado custa mais ou menos entre R$ 200 e R$ 350 dependendo do modelo de avião, esse é o preço da hora cheia, ou seja, 60 minutos, então se você voar 50 minutos, o voo vai ser mais barato, e se voar 1h10, o voo vai ser mais caro, e esse valor, você paga no final de cada voo.
Alguns aeroclubes ainda oferecem pacotes de horas, por exemplo, o avião tem a hora de voo a R$ 300, ai se você comprar um pacote de 10h e pagar lá a vista, cada hora sai por R$ 290, ai já é mais uma opção pra você economizar.
Então quanto aos voos, inicialmente, cada voo vai ter a duração de 1h mais ou menos, já pra você ir se acostumando ao ambiente do voo e etc. Ai ao conforme as aulas forem se passando os voos vão durar entre 1h e 2h, até que no final do treinamento você vai fazer as aulas de navegação, que são voos que duram por volta de 3h.
Ai uma dica importante pra você economizar é o seguinte: Não voe mais do que você precisa!
Então se o seu instrutor vai ensinar tudo que ele tem que ensinar em um voo de 1h, não queira esticar esse voo para 1h20. No final isso vai contar hora de experiência pra você? Vai, mas essa hora que você voa junto com o instrutor se chama “Hora de Duplo Comando” e a hora mais valiosa para você vai ser a “Hora em Comando”, e esse tipo de hora você só vai adquirir depois que checkar o Piloto Privado, então durante
o trienamento, não fique com a preocupação de não conseguir o mínimo de 35 ou 40 horas, pois na maioria dos casos, você acaba até passando disso, então durante as aulas de voo de Piloto Privado, voe apenas o necessário e reserve os seus voos mais longos, para depois que acabar as aulas de PP, a não ser é claro, que você tenha muito $$$”tempo”$$$ pra gastar.
Ai senhores depois que você voar essas 35 ou 40 você vai ter o seu teste final, que é o seu Voo de Check. Esse voo é basicamente igual a uma aula de voo normal, mas dessa vez você vai voar com um profissional
Checkador da ANAC, então nesse voo que normalmente dura 1h30, você vai ter que fazer tudo aquilo que você aprendeu durante todo esse tempo de aula de voo, esse voo vai ser o seu teste final do curso de Piloto Privado.
Passando no voo de check você vai finalmente conquistar o seu:
*CHT – Certificado de Habilitação Técnica;
Ai a junção desses decumentos, o CCT, o CCF e o CHT, é o que prova que agora você chegou ao fim desse seu primeiro curso e agora é um Piloto Privado de Avião oficialmente formado.
Ai você se pergunta: “Ah então agora que eu sou Piloto Privado eu já posso arranjar meu primeiro emprego de piloto, certo?… Errado :D
A licença de Piloto Privado é como se fosse a sua carteira de motorista de carro. Você pode simplesmente dirigir o seu carro com sua família e amigos. Agora se você quiser trabalhar com isso, você tem que tirar a sua segunda licença, a de Piloto Comercial, o processo é parecido com a do Piloto Privado, mas para conseguir esse segundo CHT você vai precisar de 150h de voo. E para ser Piloto de Linha Aérea você ainda vai precisar de outros cursos, de mais hora de voo e etc…
Mas amigo, eu vo te falar uma frase que eu ouvi quando estava começando e ela é realmente muito útil:
“Não queira dar um passo maior que a perna”
Claro que você tem que ter uma noção de tudo, PP, PC, PLA, mas primeiro se preocupe em se formar como Piloto Privado, e você vai ver que durante o próprio curso de PP, você vai indo tomando conhecimento de como irão ser os próximos cursos, como o de Piloto Comercial. Então por enquanto se concentre no seu objetivo primário: Piloto Privado.
Então senhores vamos fazer assim, além desse video eu vou fazer uma postagem no blog com outras informações, como a lista dos exames do CCF e etc, ai se vocês tiverem alguma duvida sobre a formação ou sobre algo que eu disse aqui, deixem a sua pergunta ai na área de comentário e eu vou responder, mas não aqui nos comentários do Youtube, e sim lá na postagem do blog, eu vou editando ela e colocando mais informações, assim o pessoal vai poder ler tudo em um lugar só.
Senhores um dia vocês vão olhar pra trás e vão perceber que agora vocês estão formados como Pilotos Privados, mas nunca se esqueça do seguinte, quando você for um Piloto Privado formado, você vai sim, ser mais experiente que alguns outros que estão começando, mas não se esqueça da onde você veio, não se esqueça que um dia, você também não sabia nada sobre aviação, então não use a sua experiência para se gabar ou algo do tipo, use essa sua experiência pra dar apoio e acima de tudo um exemplo aos novos aviadores.
Pois Pilotos Comerciais, de Linha Aérea, Pilotos Agrícolas e etc, se formam e se aposentam todos os dias, mas quem tem o maior contato com esse novos futuros aviadores, quem mostra o caminho para os novos pilotos, quem constrói o ambiente da aviação de base, é você, Piloto Privado.
Mas então senhores, caso vocês queiram usar como referencia, base ou algo do tipo, eu vou dar aqui o exemplo da minha formação de Piloto Privado:
Eu no meu caso decidi não começar pela faculdade, justamente por falta de $$$”tempo”$$$, então inicialmente, eu pensava em estudar sozinho em casa, já que não morava perto do aeroclube, então eu comprei os meus livros 1 ano antes do Curso Teórico em uma loja em SP, e fui lendo e estudando durante todo esse tempo. Mas no fim das contas eu não quis arriscar e quando eu completei 17 anos eu me matriculei no Curso Teórico de Piloto Privado, e pelo fato de eu já ter lido os livros umas 2 ou 3 vezes, eu ja não estranhei tanto a matéria, então assim eu já disse e repito: Para você ter um aproveitamento melhor do curso, compre e leia os livros antes de começar as aulas, assim você já vai se ambientar muito melhor no curso.
Então, mesmo eu tendo feito isso, eu não fui bem na primeira prova do curso, mas felizmente eu consegui me recuperar até a terceira e última prova do curso.
E como eu já disse em outros videos, a minha sala de Piloto Privado que começou com 40, 50 alunos, terminou com menos da metade dos alunos. Mas felizmente eu fui até o final e fui aprovado do Curso Teórico.
Sobre o CCF, eu fiz ele através de clínica, antes mesmo de acabar o Teórico, e felizmente eu não tive nenhum problema.
Então umas 2 semanas depois do fim do Curso Teórico, eu fiz a minha prova da ANAC em Congonhas e felizmente passei de primeira, mas sempre lembrando do fator Roleta Russa, então podemos dizer que eu tive sorte no sorteio das questões. E essa é outra dica, não deixe passar muito tempo entre o fim do Curso Teórico e a prova da ANAC, pois ao longo do tempo, mesmo sem você perceber, você vai esquecendo a matéria…
Ainda com 17 anos eu comecei meu Curso Prático, e quando chegou a hora do meu voo solo eu ainda não tinha 18 anos, então eu tive que fica 2 meses sem voar até completar 18.
E ao todo, eu fiz os meus voos em 1 ano e 7 meses mais ou menos, mais de 90% das minhas aulas eu fiz
no Piper Cherokee, cada hora de voo dele custava R$ 300, e ao final de tudo isso eu fiz o meu Voo de Check para Atibaia e felizmente fui aprovado.
Nesse 1 ano e meio de aulas eu voei em 5 Cherokees diferentes (mas obviamente do mesmo modelo), eu voei com 13 Instrutores de Voo diferentes e juntando todos os cursos, exames, voos e etc, eu gastei 14 mil reais na minha formação de Piloto Privado… (Dava pra eu ter comprado muito videogame com isso :D)
Sobre a faculdade, eu pretendo fazer sim, só não fiz até agora justamente por falta de $$$tempo$$$, mas sem duvida que ela é um ótimo diferencial na sua ficha profissional.
Amigo, uma coisa que não vai faltar durante a sua formação é gente falando que você não vai conseguir chegar até o final, algumas falam que você não tem o perfil, outras falam que o dinheiro vai acabar, outras falam que é difícil e etc
No meu caso por exemplo:
*Eu não sou de uma familia rica;
*Eu não moro perto do aeroclube, são quase 2h de viagem até chegar lá, só de passagem eu gasto 50 reais por dia…
*Eu não fui o aluno mais esperto da minha sala do Curso Teórico;
Mas ser piloto de avião era o meu objetivo desde que eu tinha 13 anos, então eu corri atrás e pesquisei o que era preciso para se formar, então com 17 anos eu comecei a minha formação…
*Eu estudei;
*Eu gastei;
*Eu me cansei;
*Eu me dediquei;
Mas depois de tudo isso eu posso dizer com todo orgulho que eu consigui dar o primeiro passo… E hoje com 18 anos eu sou oficialmente um Piloto Privado de Avião. E se eu consegui, você também consegue.
pixel Canal Piloto 25   Como ser Piloto Privado?
  • http://www.caorottweiler.com.br Dorival L. Flausino

    O meu Rapaz, acabei de achar seu video e me emocionei com o seu trabalho, sua garra e determinação, parabens, mais confesso que fiquei um pouco triste, vi meu sonho ir de agua baixo, tenho 54 anos e pilotar um avião e ter um brevet é meu sonho desde muito menino, hoje me encontro em condição financeira de pagar o curso teorico e pratico, mais pelas informações que encontrei no seu site nao passo no exame médico, sou portador de psoriases, e isto me deixou triste, mais mesmo assim vou fazer o exame médico daqui a 15 dias, conto com a ajuda de Deus para poder realizar meu sonho, torça por mim garota, já sou aposentado e tudo que quero é pilotar um avião nem que seja uma única vez

    • Alexandre Sales

      Realmente comando, você só terá certeza fazendo o exame médico, siga em frente e boa sorte!

      • http://www.caorottweiler.com.br Dorival L. Flausino

        Rapazzzzzzz, passei nos exame Medico, não imagina o tamanho da alegria que está o veio aquiii, vou pilotar um avião, estou estudando estudando estudando, mais antes da banca da anac vou fazer umas horinhas de voou para matar a anciedade . grande abraço

        • Murilo Ferrari

          Parabéns Dorival. Eu já ia sugerir que o Sr pagasse pra mim já que tem as condições financeiras. kkkkkk Porque eu tenho as fisicas mas não as financeiras.
          Estou apenas brincando. Parabéns, que seu sonho se torne realidade assim como futuramente o meu!

          • Lucas

            kkkkkkkkkkkk.. Se puder pague o meu tbm .. ;D

  • Luis Gustavo

    Eai Alexandre blz?

    Tenho uma duvida , eu estava pensano em Ser comissario de Bordo para poder pagar meu curso de PP , E sendo comissario conta como horas de Voo ?

    vlw , T+

    • Alexandre Sales

      Definitivamente não conta horas para o curso de piloto

  • Luis Gustavo

    Vi seu video , mais queria saber um pouco mais .. Depois que me torna um PP como vou fazer para se torna PC ? para poder começar a trabalhar? como piloto

  • ALEXANDRE

    XARA GOSTARIA DE SABER COMO FAZER ESSE EXAME MAIS BARATO POIS O CMA NAO ESTA MAIS BARATO DETALHE ME MANDE PELO EMAIL DR.ALEXANDREJURIDICO@HOTMAIL.COM FICO NA ESPERA QSL

    • Alexandre Sales

      Eu não conheço todas as clínicas do Brasil amigo, você tem que pesquisar.

      E se você quisesse resposta por e-mail, poderia ter entrado em contato por ele ao invés de comentários: http://canalpiloto.com.br/contato/

      Abraços

  • rodrigo

    O Alexandre, só para informar
    Em alguns aeroclubes, como o de Porto Alegre, eles já pedem o CCF/CMA para fazer até o teórico. Não da pra se matricular no teórico sem o CMA.
    E tem um assunto que tu não abordou que acho interessante. É quem tem outra faculdade, que não seja ciências aeronáuticas. Eu conversei com pilotos sobre isso, pois sou quase formado já em Adm. de empresas. Me disseram que, obviamente, a ciências aeronáuticas conta mais, porém que é de muita importância ter um diploma superior, não importando de que curso seja. Isso eu acho que vale para quem começa outra faculdade e no meio do caminho decide ser piloto, podendo então aproveitar sua antiga faculdade.
    Abraço!

    • Alexandre Sales

      Você está correto em ambas as afirmarções amigo, e apesar de eu não ter citado isso no video, esses assunstos já foram abordados em textos aqui no site.

      Abraços

      Sales

  • igor

    quanto tempo dura todo o curso de pp+pc+pla

    • Alexandre Sales

      Depende de quanto dinheiro você pode gastar em curso espaço de tempo

  • Ilo Rego

    Caro Amigo, sou analista de sistemas, tenho 35 anos, e estou de saco cheio da minha rotina, meu velho sonho de ser piloto está muito aguçado neste momento, e estou querendo muito mudar de atividade. Então, minha dúvida é quando me tornar piloto privado, o que posso fazer para alcançar o total de horas para me tornar um piloto comercial, e isso é, mesmo eu me tornando um piloto comercial, logo após a formação poderei trabalhar? e se não de que forma, poderei atingir o total de horas solicitadas para a candidatura a uma vaga nas grandes empresas aéreas.

    Obrigado e parabéns pela realização de seu sonho.

  • Marcos

    Olá Alexandre, eu tenho 25 anos e como muitos tenho o sonho de ser piloto, já pensei outras vezes mais na epoca não tinha condiçoes de fazer o curso, hoje mi encontro em uma condição financeira melhor e poderia arcar com os custos dos cursos, levando em conta que eu demore em torno de 3 a 4 anos para concluir o PP e PC, voce acha que a idade seria um problema para conseguir trabalho?? assisti a varios de seus videos e adimiro o seu trabalho, pois é de grande ajuda e um incentivo para muitas pessoas!!!

    Obrigado e parabéns.

    • Alexandre Sales

      Fala comando, fiz uma postagem sobre esse assunto, dê uma lida lá: http://canalpiloto.com.br/estou-muito-velho-para-

      Abraços!

      • Marcos

        Mais uma vez obrigado pela sua ajuda, ainda não terminei de ver todos os seus videos, mais com certeza vou! provavelmente vou começar as aulas teoricas do PP no proximo mes, no aeroclube de Ribeirao Preto SP, e vou batalhar bastante para conseguir juntar o restante da grana para o PC, pois o meu sonho sempre foi ser piloto de linha Aérea.
        Gostaria de fazer mais uma pergunta:
        Apos concluir o PP e PC à algum curso que as empresas de linhas aéreas exigem?? normalmente elas só contrata apartir de 1.500hr de võo?? ou só com esses dois cursos à possibilidades de trabalhar como piloto de linha aérea?

        Obrigado pela sua atenção.

  • Tiago Fernandez

    Alexandre,

    Até quantas matérias eu posso fazer na prova da ANAC, vi no site da mesma que podemos separadas, mas se eu fizer por exemplo, o exame de 2 matérias, em quanto tempo eu tenho que fazer os das restantes? Estou certo nesses comentários?

    Abraço e parabéns pelo site!

    • Alexandre Sales

      Na primeira vez você tem que fazer no mínimo 3 matérias, mas não sei o tempo o limite para se fazer as outras 2

  • Nahim

    Alexandre, antes de mais nada, parabéns pelas dicas valiosas que você passa nesse canal. Espero sinceramente que você resolva seguir a grandiosa carreira de piloto de linha aérea. Quanto a mim, tenho 47 anos e uma vontade louca de ser piloto de linha aérea, mas pela idade desconfio que terei enormes dificuldades de arrumar um emprego na área, pois afinal de contas, dinheiro não dá em árvore, e eu gostaria de ter o retorno do investimento financeiro aplicado na formação profissional. O que você acha à respeito? Minha outra dúvida é a seguinte: sendo aprovado no teórico e no pratico de piloto privado, essa carteira de piloto é válida por quanto tempo? E o exâme médico? E como faço depois de formado PP para voar? Existem aviões de aluguel ou coisa parecida? Forte abraço!

  • edevilson pereira

    eu tenho visao mono posso ser piloto pc?

    • Alexandre Sales

      Até onde sei, não. Mas procure confirmar com o Afrânio do site Piloto Comercial

  • luciano

    boa noite, estou com 34 anos; praticamente 35, vou começar meu curso teorico agora dia 16 estou super ancioso pois sempre foi um sonho ser piloto…..como passageiro ja fiz varios, e cada voô fico mais facinado pela aviação…primeiramente gostaria de saber se nao estou com muita idade para começar pois quero seguir carreira se possivel.outra dúvida pq so vi esse site hoje e achei super interresante sua vontade de ajudar os outros essa faculdade que vc mensiona no video tem durabilidade de quanto tempo….sobre valores como vc coloca de varias formas pra se formar como pc que é oque eu vou ser pois eu quero muito e vou estudar pra se concretizar isso….foi muito bom pois mesmo hoje eu tendo condições financeiras pra me formar como pc eu quero economizar pois tbem nao sou de familia rica mas com ajudas familiar e com capital que possuo hoje acredito que consigo terminar tudo….gostaria de resaltar mais uma vez vc esta ajudando muitas pessoas a tirar muitas duvidas por aqui…..vc esta de parabens…se tiveres msn e tempo para converssarmos mais sobre o assunto agradeço…..grande abç luciano………..

  • leonardo

    ola alexandre sales eu so tenho 12 anos e ja vou comprar algums livros e computador de voo para min estudar. mas sera que eu consigo com (35h pp )privado (150h pc)comercial ser piloto de linhas aerias como tam, gol, azul…etc.. so com esse curso.sem fazer faculdade.grande abç leonardo

  • leonardo

    ola alexandre sales para ser piloto pp e pc e presiso saber falar engleis

    • Alexandre Sales

      Depende que tipo de piloto, PLA precisa ter o ICAO 4 no mínimo dependendo da empresa

  • leonardo

    ola alexandre sales voce poderia falar quantos que um piloto pc, de aviao ganha nas linhas aerias gol, tam. ( sera que na aviaçao vai ter que falar muito engles)sera que eu consigo so com o basico,so de pinadamonhangaba-sp moro perto de um aeroclube

    • Alexandre Sales

      Amigo aparentemente você está um pouco desinformado quanto a formação de aviador, faça assim, separe um tempo e leia todos os textos dessa série: http://canalpiloto.com.br/category/raul-marinho/ – Tudo o que você perguntou até agora estão nesses textos ;)

  • marcos

    quanto tenpo leva para fazer o curso de piloto pp e pc seu tiver o dinheiro na mal

    • Alexandre Sales

      Depende quanto você poderá gastar em curto espaço de tempo.

      Mas fica a dica, pense nisso depois, se preocupe com a escola por enquanto ;)

  • Letícia Pinheiro

    Eu sou mulher, tenho 16 anos, e tenho muito interesse na carreira de piloto, só que o custo financeiro é o que pega, pois não tenho quem banque isso pra mim, o jeito é trabalhar, mais meu medo, é não conseguir o suficiente e ter que para o curso no meio do caminho….
    Mais a minha dúvida é depois de ter o Brevê de PP, pra quem quer ser piloto de helicóptero ou jato particular continua pelo mesmo caminho de um piloto comercial?
    E com o Brevê de PP eu já posso trabalhar remuneradamente?

  • Paulo

    ola ! otimo video , queria saber se é obrigado fazer a parte teorica no mesmo aeroclube ou escola de aviaçao que a parte pratica se tenho que fazer a teoria é fazer a pratica no mesmo lugar ou posso fazer a teoria em um aeroclube é a pratica em outro . Desde ja muito obrigado !

  • Lucas

    queria saber quanto tempo ( anos , meses ) tenho para fazer a parte pratica de pp , qual o tempo maximo ?

    • Alexandre Sales

      Eu citei isso no video desse post, assista ai

  • mirian silva

    eu queria se muito piloto mais eu tenho 13 anos mais o dono da TAM, da gol e das linhas aéreas é meu pai DEUS AMÉM…

  • http://www.canalpiloto.com.br igor

    gostei do vídeo
    moro em maceió -al
    gostaria de saber qual o lugar mais próximo onde eu poderia começar o pp
    ja ouvi falar que o aeroclube da minha cidade não é bom

  • Lucas

    posso fazer o meu PP nesse ano e terminar ele e começa o PC daqui 6 anos ?

  • Alexandre Sales

    Se manter a renovação do CCT, CMA e CHT de PP, sim.

    • Lucas

      como se mantem o CHT de PP ?

      • Alexandre Sales

        Recheckando a cada 2 anos

  • Lucas

    OLA , gostaria de saber se a escola que escolho para fazer meu PP e PC e a aeronave que escolho para fazer as aulas praticas de ambos , influencia na escolha das empresas ao contratar o seu funcionário , se fazer em uma aeronave mais barata ou em um aeroclube nao muito conhecido pode me afetar quando quiser trabalhar . Meu muito Obrigado , pelos seus videos pois a cada video é uma inspiração a mais para seguir em diante e realizar o meu sonho que é voar

    • Alexandre Sales

      Quanto as aeronaves, apenas varia quanto o trem de pouso convencional ou triciclo, quanto ao aeroclube pouco conhecido, não varia em nada.

      • Lucas

        em relaçao ao trem de pouso qual é melhor , ou se treina com os dois ?

        • Alexandre Sales

          Por coincidência, esse é um dos temas do próximo video do Canal Piloto, aguarde alguns dias e você terá uma resposta completa lá no canal do Youtube :)

  • matheus

    quando você voo pela 1 vez voce ja tinha voado antes ou voce sempre soube que voar ela quilo que voce queria ate mesmo antes de voar . E agora vc ja ta fazendo o PC ? qual aeronave vc esta fazendo ? vc ta fazendo MULTI ou MONO ?

    • Alexandre Sales

      A minha primeira aula de voo foi meu primeiro voo da vida. Hoje estou voando o PC no Cessna 152, vou fazer Mono.

  • matheus

    como que é , tipo se faz a teoria de PC é igual tanto para multi quanto para mono ai quando se vai fazer as horas de vôo que se escolhe se vai voar em aeronave Multi ou MONO ?

  • Marcelo

    Aprende usar a regua , o transferidor e o computador de voo quando esta fazendo o curso de PP ?

    • Alexandre Sales

      Sim

  • Marcelo

    como que é voce faz o teorico de PC e ai depende do que voce escolher voce vai para uma aeronave MULTI ou MONO ou é depois das horas de voo ? como é para ser MULTI ou MONO ? que hora do curso voce escolhe ?

  • Marcelo

    Sales segundo o blog do Raul Marinho para me tornar Multi-IFR: seriam necessárias 15 horas de vôo em bimotor, 10 horas de vôo em avião “avançado” e 42 horas em avião básico ,isso esta correto ? tem mais alguma coisa para fazer , tipo quantas horas noturnas e etc ? e quando devo voar em aviao bimotor no final ? e o que seria aviao " avançado " e basico ? se possivel me dé alguns exemplos , grato .

  • http://www.canalpiloto.com.br/ Canal Piloto

    Leia os guias de formação desse marcador: http://canalpiloto.com.br/category/raul-marinho/

  • http://www.facebook.com/eliualvesspedini.alves Eliu Alves Spedini Alves

    Ótimo trabalho Sales! meu pai é mecânico das aeronaves da policia de GO que são um Esquilo B2 e um  agusta coála, e com a ajuda dele pretendo fazer parte da aviação, e atravez do seu trabalho pude esclarecer várias duvidas. Pretendo começas o curso de PPH no começo do ano que vem e em fim, realizar meu grade sonho. continue num ajudando. kk

  • http://www.canalpiloto.com.br/ Canal Piloto

    Não foi justamente isso que expliquei no video?

  • Camila M

    Alexandre, eu preciso refazer a banca da Anac a cada 2 anos tbm? Ou preciso apenas cuidar pra ela não vencer antes de fazer meu voo check?
    A propósito, Parabéns pelo Site e pela humildade.

  • Osnei Filho

    Olá comandante tudo bem? Estou com uma dúvida e gostaria que você me respondesse.
    gostaria de saber se precisa de alguma graduação no ensino médio, ou só precisa do ensino fundamental mesmo. É isso que eu queria saber obrigado.

  • Alexandre Sales

    Faltou o Multi ai, com todos esses, sim.

    Quanto tempo demora? Depende da sua conta bancária