Centurion Cargo inicia reparos no trem de pouso do MD-11 que bloqueou a pista de Viracopos

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa terça-feira (16), a Centurion Cargo, empresa responsável pelo MD-11 que bloqueou a pista de Viracopos (SP) por quase 48 horas, afirmou que técnicos iniciaram os reparos do avião danificado. O trem de pouso deverá ser reparado para que a aeronave possa ser rebocada até o pátio geral, para que possa receber uma manutenção mais complexa.

Iran Duque, gerente da companhia, foi o responsável por transmitir a informação. Ele também afirmou que alguns técnicos da cidade do Rio de Janeiro (RJ) participam dos trabalhos.

Desde que o avião foi retirado da pista, a empresa iniciou uma investigação interna, que visa apurar o que causou o colapso do trem de pouso principal esquerdo, que impediu as operações do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por quase dois dias.

Na operação de remoção, 70 homens da INFRAERO e de uma empresa terceirizada contratada pela Centurion trabalharam no nivelamento do cargueiro, que ficou inclinado para a esquerda por conta do trem de pouso danificado.

O processo de deslocamento foi complexo por conta do peso médio da aeronave, de 130 toneladas. O lado esquerdo do cargueiro ficou sustentado por uma carreta, que abrigava um material inflável semelhante a um colchão, que auxiliou no nivelamento. A locomoção do avião durou 30 minutos e o avião foi levado até um recuo, fora da pista usada para pousos e decolagens.

O CENIPA deverá investigar as causas do ocorrido, divulgando posteriormente um relatório.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Lana Torres 
Renato Cobel
Redes