Cercado de boas pessoas | Minha Proa: 036

posted in: Artigos, Minha Proa | 0

Muitas iniciativas começam apenas com uma pessoa, ou uma pequena equipe, e apesar de ser possível percorrer parte do caminho deste modo, chega uma hora em que o auxílio das pessoas certas se mostra indispensável.

Certo dia eu estava na Bianch Pilot Shop, uma loja de aviação com sede em São Paulo. Durante um intervalo, eu estava em uma sala adjunta, quando ouvi uma das administradoras comentar com Daniel Calazans, autor de livros:

– […] A nossa sorte é que estamos cercados de boas pessoas: você, o Sales, o pessoal da Sierra Bravo, pessoas com quem a gente pode contar.

Ela citou isso em referência a um projeto da loja, do qual estávamos fazendo parte na época. O projeto envolvia, dentre outras coisas, vídeos sobre aviação. Naquela semana, havíamos ido até uma escola de aviação gravar alguns episódios. No dia em questão, eu estava auxiliando o Calazans a gravar alguns conteúdos sobre investigação de acidentes aeronáuticos, tema esse que ele também abordava em seus livros já lançados.

Aquele comentário me fez refletir sobre nossa participação neste projeto deles, através de mídias e conteúdos que dominamos.

No caso do Daniel Calazans, por exemplo, uma rápida pesquisa no Google poderá lhe mostrar o quão especializado no assunto ele é. Justamente por isso, tem livros de sucesso lançados sobre esse assunto. Caso ele fosse uma pessoa que não pensasse em conjunto, mas sim de modo individualista, ele poderia ter negado essa participação. Afinal, ele só estaria gastando em vídeos os conteúdos que poderia abordar em futuros livros.

Já abordando o meu caso, com o Canal Piloto, boa parte do nosso público nos conheceu justamente através de vídeos no Youtube. E se essa é nossa mídia principal, porque auxiliaríamos outro projeto que também envolveria vídeos sobre aviação?

Já quanto à escola de aviação onde gravamos, o que ganhariam cedendo sua estrutura e aeronaves, envolvendo-se em um projeto sem garantias de retorno?

Uma pessoa individualista poderia pensar que isso é tempo jogado fora, ou que no máximo estaria auxiliando para criar concorrência para si mesmo.

São em momentos como esse que estar cercados de bons amigos faz a diferença. O principal ponto aqui é que as pessoas envolvidas não estão focadas em ter fama e sucesso individual, mas sim em melhorar e evoluir o meio do qual elas fazem parte, a aviação.

Isso também é uma retribuição ao mesmo tempo, vendo que a própria Bianch já auxiliou esses que agora ela convida.

É claro que a concorrência propriamente dita tem o seu papel, como na hora de competir para oferecer o melhor preço de algum serviço, por exemplo. Mas colocando isso de lado, é gratificante ver como certos projetos ganham asas devido a esse espírito de união. Ao mesmo tempo, é triste imaginar quantas iniciativas no passado caíram no esquecimento justamente pela falta desse tipo de apoio.

No final das contas, o melhor cenário é estar cercado de boas pessoas, para apoiar e ser apoiado.

Abraços,

Sales

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)