Chame pronto cópia: A fonia no cruzeiro

Em continuidade ao tema da semana sobre fraseologia padrão, seguiremos focando nas etapas do voo em função da comunicação bilateral com o órgão ATC.

No artigo de hoje, o voo de cruzeiro será nosso foco, mostrando quais frequências chamar, e como funciona cada uma delas após a aeronave ser repassada pela torre ao controle de aproximação (APP). Ressalto ainda que é no cruzeiro onde se faz necessária a exatidão e atualização de informações, partindo do pressuposto que o voo seja feito em navegação – ou seja, de um aeroporto a outro distante. Diferentes solicitações de estimados e mensagens de posição precisam ser dados ao controle, seja ele um APP, uma torre de um aeródromo que eventualmente você precise cruzar, ou mesmo uma estação AFIS, onde todos têm a mesma importância.

Primeiramente, tenha em mente alguns pontos antes de entrar numa área de controle, ou realizar um voo em rota: Saiba onde, quando e quais áreas de controle você irá cruzar; trace um estimado para cada eventual terminal ou limite de FIR que sua rota passará; não se preocupe com as frequências, pois estas serão repassadas a você à medida que o voo transcorra – no entanto, nunca deixe de anotá-las.

Voltando um pouco ao tema da semana passada, tenha em mãos todas as previsões de aeródromos que você provavelmente terá que utilizar, pois caso necessite alternar, você terá conhecimento das mesmas, bem como sobre quem chamar ou não chamar.

Use a frequência livre! Esse é um dos pontos mais importantes. A frequência livre (123,45) não serve somente para soltar piadas ou rir da desgraça alheia num catrapo. Num voo em rota, esteja atento a alguma aeronave que passe perto do seu destino ou à frente da rota, e solicite as condições do tempo. Certamente o piloto do lado de lá irá ajudá-lo com essas informações, e claro, forneça-as também à medida que as tiver.

Tendo essas idéias em mente, podemos começar a sequenciar os órgãos ATC que você será conduzido a contatar:

APP (Controle de aproximação) – Será encaminhado pela torre, com chamada imediata. Ele irá direcionar sua aeronave para não convergir com o tráfego na TMA. Provavelmente o controle solicitará algumas informações, como confirmar o rumo magnético de que você estiver se afastando, ou mesmo indicará um outro rumo pra você. Com o controle, você precisará passar os estimados corretos para atingir o nível de cruzeiro, sair da terminal, ou mesmo bloquear a vertical/través de alguma cidade. No APP as informações são muito mais constantes, então esteja preparado sempre para perguntas repentinas sobre distâncias e tempo de voo. Sempre que você cruzar a TMA de algum aeródromo durante a rota, este deverá ser chamado e reportado o seu tráfego com respectivos estimados. Uma coisa que muitos pilotos fazem é mudar a rota para não ingressar em terminais, e assim evitar um provável transtorno com outro tráfego.

Centro de área ou ACC – O Centro de área já estará há muito ciente do seu voo. Muitas vezes, você só precisará monitorar a freqüência do mesmo, sem dizer uma palavra sequer. No entanto, existem tratativas com centros de áreas um pouco distintas, como as encontradas por quem voa na FIR Brasília e precisa chamar o ACC Brasília. Se um piloto cruzar a área de CTA da Academia da Força Aérea, por exemplo, precisará estar em contato bilateral com ambos e muito eficientemente, pois o centro dificilmente estará “preocupado” com o seu singelo voo geral, e muito mais atento aos voos comerciais e internacionais. Por isso mesmo, cuide para não atrapalhar a frequência com reportes desnecessários. Se você se esquecer disso e continuar a ocupar a frequência, o controlador poderá lembrá-lo de forma não muito gentil.

Frequência livre (123,45) – Frequência livre no voo de cruzeiro? Sim, isso mesmo! Como citei anteriormente, é necessário estar atento a outras aeronaves na sua rota e ao tráfego, sempre informando claramente sua posição e nível de voo.

Mais uma vez ressalto que os órgãos ATC estão ali para ajudá-lo, muito embora seja difícil lidar com tanta informação. Uma dica é ser sempre sincero e verdadeiro: se você não souber reportar algo, diga ao controlador ou peça um minuto de espera, para você respirar e pensar como dizer. Isso não é errado, pelo contrário, é muito mais certo do que fornecer informações atropeladas e imprecisas.

Eduardo Mateus Nobrega
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