Coaching de Formação Aeronáutica

posted in: Raul Marinho, Textos | 1
 
Caros leitores do Canal Piloto, Oscar Lima Alpha!
 
Eu sou o Raul Marinho, e a partir desta semana estarei presente toda 5ª feira aqui neste blog, falando sobre “Coaching de Formação Aeronáutica” – basicamente, informações para aumentar a eficiência do processo de instrução para ser um piloto profissional com maiores chances de conseguir uma boa colocação depois de formado. Ou seja: a idéia é ajudar o leitor tanto a viabilizar a instrução de maneira mais rápida, mais conveniente, e menos custosa; quanto a fazer com que esta formação seja a mais adequada possível para que ele consiga um bom emprego no final. Como se vê, é uma proposta ambiciosa… Se vamos conseguir, isso vai depender não só de mim, mas também (e principalmente) de vocês, como veremos.

De minha parte, vou utilizar elementos da minha própria experiência de formação aeronáutica (sou Piloto Comercial de Avião recentemente checado), da minha história profissional (sou Administrador de Empresas com 20 anos de atuação no mercado financeiro), e da minha bagagem como escritor (sou autor de “Prática na Teoria”, um livro sobre estratégias profissionais cuja 2ª edição acabou de ser lançada pela Editora Saraiva, e de “Teoria dos Jogos Aplicada aos Relacionamentos”, um áudio-book editado pela Universidade Falada), e colunista (escrevi durante vários anos sobre o mesmo assunto dos meus livros para a revista “Você S/A”, da Editora Abril). Além disso, eu também sou blogueiro da aviação, sendo responsável pelo “Para Ser Piloto”, um blog que eu construí para reunir os textos que serão utilizados em um futuro livro sobre… Adivinhem? “Coaching de Formação Aeronáutica”, é lógico!
 
Ok, mas onde é que vocês, leitores/seguidores do Canal Piloto entram nessa história? Bem, o negócio é o seguinte: de nada vale a minha experiência ou o meu conhecimento se não houver casos reais para serem analisados. Por isso, essa proposta de trabalho com esse nome chique (“Coaching de Formação Aeronáutica”, fico até arrepiado…) só vai ser interessante se vocês relatarem a situação em que vocês se encontram, para que eu possa analisar o caso e propor uma estratégia – o que, possivelmente, também servirá para muitos outros leitores. No meu blogzinho, certa feita eu escrevi um post que eu acho que pode servir de exemplo para vocês entenderem o que eu quero propor – dêem uma lida nisso aqui. Este caso foi muito interessante porque foi possível propor uma estratégia completa para o leitor, e se casos assim aparecerem será ótimo. Mas pode ser que não surja – ao menos, não num primeiro momento – um caso assim, tão interessante, mas cheguem vários casos mais simples, ou pedidos de respostas mais objetivas. Nesse caso, eu farei um apanhado geral, e darei uma orientação mais genérica. Pelo menos essa é a idéia inicial, vamos ver como as coisas acontecem, e aí a gente vai adaptando o escopo da coluna à realidade.
 
Bem, meus caros, era isso o que eu tinha para falar e propor. Espero que vocês gostem da coluna, e que mandem seus relatos para a gente ter material para trabalhar aqui. Por favor, façam seus comentários aqui mesmo, nas áreas de comentários dos posts da minha coluna, não me mandem e-mails, ou comentem no “Para ser piloto”.
 
Um grande abraço, e até a 5ª feira que vem.
Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)