Com 150 anos de tradição, a Magirus é uma empresa especializada em dispositivos de corpo de bombeiros automotores. Foi criada na Alemanha por Conrad Dietrich Magirus, que comandava o corpo de bombeiros voluntários em Ulm, e trabalhou em um projeto de equipamentos para combate a incêdios. Ele é considerado o inventor da escada de incêndio móvel.
Só depois de 1900, a fábrica foi chamada de “fábrica de veículos Magirus”. Os primeiros veículos eram puxados por cavalos, onde eram acoplados uma escada e equipamentos de combate a incêndio. O primeiro veículo específico para atuar em aeroportos foi entregue em 1930.
Depois da criação dos veículos para aeroportos, a Magirus inovou cada vez mais. Só na década de 30, vários caminhões apareceram, com diversas correções e também equipamentos úteis para aeroportos. Após a Segunda Guerra, a empresa pôde inovar mais ainda, e apresentou diversos novos modelos, agora voltados para atender aeronaves comerciais.
Tendo a excelência do chassi Iveco, a Magirus apresentou projetos de caminhões mais compactos e mais ágeis, tendo configurações de rodas 4×4, 6×6 e até 8×8. As maiores inovações ao longo das décadas foram por conta deles.
Cada caminhão é separado por categoria, tanto para casos de acidentes mais graves em aeroportos, quanto para coisas leves e fins gerais. A Magirus investiu bastante nos caminhões do tipo RIV (veículo de intervenção rápida). São veículos mais ágeis, de maior aceleração e carregam menos equipamentos, voltados para fins de salvamento e início do combate ao incêndio.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015