Em aeroportos, os aviões não são as únicas grandes e tecnológicas máquinas que encontramos. Além deles, os caminhões de bombeiros também se encaixam nessa escala de enormes máquinas, com tecnologias que nem imaginamos, tudo para garantir que qualquer eventualidade não saia tanto do controle.
Até mesmo por serem grandes, passam a ideia de que são lentos e não conseguiriam chegar a tempo até o local do incêndio. Mas mesmo com todo seu tamanho e peso, eles oferecem uma boa aceleração. São capazes também de enfrentar terrenos acidentados, como os gramados dos aeroportos, com uma boa velocidade.
Além de poder fazer isso, eles ainda precisam ser capazes de transportar uma enorme quantidade de água e espuma para combate a incêndios. Suas bombas são de alta capacidade, tornando-os em ótimos canhões de água/espuma, capazes de alcançar grandes distâncias sem precisar se aproximar do incêndio.
Hoje em dia, todo tipo de inovação em cada detalhe aparece para esses caminhões. As intenções são de ter canhões duplos, para conseguir descarregar um produto químico chamado PKP. Esse produto químico é seco, semelhante aos usados em alguns extintores de incêndio. É o segundo produto químico seco mais eficaz contra fogo de classe B (líquidos inflamáveis).
Alguns projetos também incluem o uso do Halotron, sendo 93% misturado com tetrafluormetano e árgon. Ele apareceu para substituir o Halon 1211, que destrói a camada de ozônio, e também para substituir o bromoclorodifluormetano. O metano é altamente inflamável e “corre atrás do fogo”. Misturado com alguns outros agentes, ele se torna um combatente do fogo, mas sendo altamente atraído pelo calor, o que aumenta sua eficácia.
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