Como economizar para as horas de voo

Quando comecei meu curso de Piloto Privado, não tinha capital completo nem para esse primeiro treinamento prático, mas apesar de não ter feito uma planejamento financeiro (o que foi um erro), sempre tive dedicação e foco no meu objetivo.

Baseado nessa experiência pessoal, seguem algumas dicas que me ajudaram a quitar minhas horas de voo.




O melhor para economizar é parar de gastar

Vivemos em uma época de lançamentos constantes. Seu smartphone já está ultrapassado depois de um ano, sua televisão parece pequena diante dos novos lançamentos, os consoles de videogame avançam uma geração, e comprar algo é sempre tentador. Mas são justamente pequenos gastos desnecessários como esses que acabam adiando seu objetivo final.

Antes de decidir comprar algo, pergunte-se se realmente precisa disso. É algo clichê de se dizer, mas é tão óbvio que muitas pessoas acabam não fazendo.




“Se você é bom em algo, nunca faça de graça”

Essa frase do Coringa de “Batman: The Dark Knight” reflete um tática que utilizei durante meu ensino médio.

Naquele período, eu era o único que tinha habilidades em edição de vídeo. Com isso, sempre que os professores passavam algum projeto com essa mídia, era eu o requisitado.

Paralelo a isso havia minha dedicação aos estudos. Minha matéria preferida era História, a qual por coincidência era a mais ignorada pelos alunos, que aproveitando a bondade da professora, saíam para beber água e nunca voltavam. Ela na verdade tinha ciência disso, mas preferia dar aula apenas aos interessados.

Com isso, esses alunos tinham apenas as provas semestrais para salvarem suas notas. Mesmo que eles pedissem cadernos emprestados para estudar a matéria do semestre, isso era praticamente impossível dentro do tempo limitado. Com isso, algum aluno dedicado naquela matéria poderia ser contratado para explicar o resumo dos períodos históricos que foram abordados nas aulas.

Desse modo, eu consegui pagar 5 horas do meu curso de PP.




“Meu marido tem dois empregos”

Esse bordão da Rochelle de “Todo Mundo Odeia o Chris” exemplifica a situação relaxada da personagem.

Devido ao fato de um membro da família ter uma renda relevante, muitas pessoas ficam descuidadas nesse sentido, e não pensam duas vezes na hora de gastar, ou ignorar uma fonte de renda própria, acreditando que estão asseguradas financeiramente.

Quando o erro é notado, a situação já está próxima do crítico.




Não fique parado

Quando comecei meu curso prático, estava no último ano do ensino médio, e paralelamente fazia apenas um curso de inglês. Ou seja, tinha tempo de sobra.

Enquanto eu procurava algum emprego temporário através de amigos, decidi começar um canal no Youtube, influenciado pela notoriedade que os vlogs estavam tendo na época. A recepção foi tão positiva, que acabei investindo nesse projeto.

Anos depois, com muito trabalho e dedicação, foi com oportunidades que surgiram através da visibilidade desse projeto, que consegui acabar de pagar minhas horas de voo.

Com isso, se você possui tempo livre e uma ideia na cabeça que possa gerar frutos, não fique parado.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)