Nessa quarta-feira (31), foi anunciado pela concessionária que venceu o leilão para administrar o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), que um monotrilho deverá ser construído para viabilizar o transporte dentro do complexo aeroportuário.
A ideia inicial é que nenhum passageiro precise gastar mais de dez minutos entre uma e outra parada. O sistema elevado sobre trilhos, que tem uma estimativa preliminar de custo de US$ 40 milhões, e deverá estar em operação até 2016.
Antônio Miguel Marques, presidente da concessionária, explicou que o planejamento foi feito para interligar os dois terminais de passageiros atuais (Terminal 1 e Terminal 2), o novo terminal em construção (Terminal 3) e o terminal remoto (Terminal 4), que está a dois quilômetros da estrutura principal.
Além disso, ainda está prevista a construção de um Centro de Convenções, futuras estações da CPTM e do trem de alta velocidade Rio-São Paulo-Campinas.
O presidente reconheceu que as distâncias entre os terminais são difíceis de ser vencidas a pé, indicando a necessidade de um monotrilho: “É um projeto factível, mas intimamente ligado à chegada do sistema ferroviário ao aeroporto”, afirmou Marques.
De acordo com ele, a população permanente do aeroporto (basicamente funcionários) é de 30 mil pessoas e deve chegar a 50 mil com a plena operação do Terminal 3 e do novo terminal de cargas, o que reforça essa necessidade. A população flutuante (passageiros e acompanhantes) já alcança 300 mil pessoas por dia, completa Marques.
A concessionária também anunciou recentemente que possui a intenção de instalar dois hotéis no novo Terminal 3. Um deles ficará no espaço alfandegado do aeroporto, dedicado a passageiros em conexão, que não precisam sair da área de embarque para se hospedar. Outro será na área externa.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Eduardo de Barros R. Perez/Airliners.Net