Novas tecnologias possibilitam economia de combustível, oferecendo consequentemente o aumento da eficiência total do avião, e é isso que o FlyNano oferece, podendo decolar e pousar em rios e oceanos calmos, mas infelizmente apenas com capacidade de um ocupante. Para quem achou que este era apenas um projeto teórico, o avião encontra-se em fase de testes atualmente:
O avião foi testado com algumas melhorias, como por exemplo, um motor movido a baterias elétricas, sendo ainda construído com fibra de carbono, um material extremamente leve e robusto, ele conta com motores extremamente simples, que dão à aeronave uma velocidade de no máximo 130 km/h. Suas baterias possuem autonomia de até 65 quilômetros, dificultando seu uso como meio de transporte. A vantagem é que não é necessário o uso de licenças para pilotar a máquina… Por enquanto.
Os desenvolvedores do FlyNano acreditam que até o fim de 2013 a aeronave estará no mercado, e terá um preço em torno de 34 mil dólares (cerca de 70 mil reais na cotação atual). O X da questão é decidir qual será o público alvo.
Por Antonio Ribeiro