Criando suas próprias barreiras | Minha Proa: 067

posted in: Artigos, Minha Proa | 4

Infelizmente, nem todos conseguem realizar o sonho de ingressar na aviação. Alguns por motivos válidos, e outros… Por motivos que eles mesmos criaram.

Através do Canal Piloto, nós procuramos divulgar duas frentes de conteúdo: materiais que mostram as dificuldades da formação, para que as pessoas possam se planejar, e material motivacional, para que o público tenha o incentivo de que precisa para seguir em frente.

Por vezes, ao publicarmos o segundo gênero de conteúdo, recebemos comentários de algumas pessoas que tentam explicar o motivo de não se encaixarem no público alvo daquela mensagem, talvez para alertarem outras pessoas em situação semelhante, ou simplesmente desabafar.

Em um exemplo hipotético, mas baseado em fatos reais, imagine um conteúdo que tenha a mensagem “A aviação é acessível para aqueles que se dedicam”, podendo ser transmitida através de uma arte gráfica, ou através de um artigo.

Após o material ser publicado, uma pessoa comenta algo como:

” – A mensagem é bonita, mas não é aplicável para todos. Eu por exemplo nunca gostei de matemática no ensino médio, tive várias notas baixas, e como essa matéria também é usada na aviação, eu não posso seguir em frente com meu sonho. Mesmo a aviação sendo acessível, ele não é para todos.”

Do mesmo modo que a matemática foi utilizada como sendo a barreira teoricamente insuperável, outros pontos também são citados, como o fato da pessoa morar longe do aeroclube/escola, ter limitações financeiras, não receber apoio de sua família, ou acreditar já estar velho demais para isso aos 23 anos de idade.

O que muitas pessoas relutam em aceitar é que essas barreiras não são sólidas, mas criadas por elas mesmas. Possivelmente, o único impeditivo absoluto para ingressar na aviação seria algum problema de saúde irreparável, como uma pessoa que tenha apenas 25% da visão, por exemplo.

Todo o restante pode, sim, ser superado.

Durante minha formação teórica, conheci através de amigos o caso de um aluno que havia realizado a prova da ANAC de PP 11 vezes até ser aprovado. Será que ele também tinha dificuldade com alguma matéria? Se foi o caso, ele seguiu em frente mesmo assim.

Também já ouvi falar de outro que ficou enjoado na maioria dos seus primeiros voos, e mesmo assim não desistiu, conseguindo se conter futuramente.

A dificuldade financeira é sem duvidas a maior barreira, e também por isso é a que possui maiores exemplos de superação. Há um aluno que se formou em outra profissão através de faculdades públicas, apenas para reunir capital nessa profissão secundária, e outro que aproveitou sua dupla cidadania para trabalhar em empregos de base em outro país, também apenas para conseguir capital.

Em suma, pode ser necessário dedicação, tempo ou até investimento financeiro em outra formação para futuramente conseguir migrar para a aviação, mas sempre há uma solução.

Portanto, se sua barreira não envolve problemas de saúde, comece a se planejar em como superá-la, ou corra o risco de abrir mão de seu sonho devido a um delimitador talvez irreal.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)