Curtiss P-36 Hawk: O início da geração dos elegantes

posted in: Artigos | 0

O P-36, também conhecido como Curtiss Hawk Model 75, era uma aeronave americana, projetada para servir a aviação de caça de seu país nas décadas de 1930 e 1940. Esse monoplano fez uso extensivo de metais na sua construção, e foi um dos primeiros de uma nova geração de aeronaves com desenhos elegantes.

O P-36 viu poucos combates durante a Segunda Guerra. No entanto, foi uma aeronave muito usada e obteve muitos sucessos com a Armée de I’Air durante a Batalha da França. Desde meados de 1940, alguns P-36 a caminho da França foram desviados para as forças aéreas aliadas, em outras partes do mundo.

Mesmo dando início ao desenho das aeronaves de caça da Segunda Guerra e tendo seu design muito elegante, o P-36 serviu de base para os protótipos do YP-37 e o XP-42. Em compensação, ele também serviu de base para o belíssimo P-40, que fez muito sucesso durante suas operações.

Seu histórico operacional é bem grande, tendo circulado o mundo inteiro. A Argentina comprou uma licença de fabricação para essa aeronave, onde foram construídas 30 unidades com os motores originais Wright Cyclone R-1820-G, armadas com uma metralhadora de 11,35 mm e três metralhadoras Madsen de 7,62 mm. Os últimos P-36 argentinos permaneceram em serviço até novembro de 1954.

Até mesmo o Brasil teve o prazer de utilizar alguns exemplares, quando em 1942, dez P-36 foram transferidos pra cá, provenientes da USAAC. Além da França, Brasil, Argentina e EUA, países como China, Finlândia, Irã, Índias Orientais Holandesas, Noruega, Peru, Portugal e Tailândia puderam fazer uso dessa máquina.

Para fins de informações, os jogadores iniciantes de War Thunder podem experimentar essa aeronave se estiverem lutando pelos EUA. Elas são equipadas com uma metralhadora de 12,7 mm e uma de 7,32 mm. Sua altitude máxima pode alcançar 29.000 pés, atendendo bem aos requisitos de uma aeronave de primeiro nível, que oferece boas oportunidades para atacar unidades terrestres.

Saiba mais:

Andrews Claudino