David Neeleman quer arrecadar US$ 1 bilhão para poder usar gás natural em voos comerciais

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Nessa quarta-feira (19), o fundador da Azul, David Neeleman, anunciou que quer transformar o gás natural em combustível para a aviação. Porém, para financiar o projeto, além da ajuda das companhias aéreas, o executivo diz que irá tentará arrecadar US$ 1 bilhão de dólares.

David anunciou a proposta em uma conferência do setor aéreo na segunda-feira (17), em Dallas, Estados Unidos. A ideia de utilizar gás natural em voos não está exatamente em fase inicial. A Shell construiu uma planta de 18 bilhões de dólares no Qatar para converter o gás em combustível líquido, a um preço de 80 dólares por barril.

O também fundador da americana JetBlue explicou que a alternativa seria mais rentável que o uso de biocombustíveis se esses 80 dólares fossem reduzidos pela metade. “Se você começa um negócio em que 40% do seu custo é combustível, há apenas um pequeno pedaço que você pode controlar. Quando criei a JetBlue era tudo tão fácil. Era como tirar doce de criança. O combustível mudou toda a dinâmica”, explicou.

Derivado do petróleo e, portanto, sujeito a oscilações, o querosene de aviação foi apontado como um dos grandes vilões dos balanços das empresas brasileiras no último trimestre, quando Gol e Tam registraram prejuízos de 751 milhões e 928 milhões de reais, respectivamente.

Essa não é a primeira tentativa de obter novos combustíveis para aeronaves. Em Junho, um avião da companhia aérea Azul realizou um voo especial, abastecido com um combustível derivado da cana-de-açúcar. 

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Gianfranco Beting

Renato Cobel
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