Diário do Jet Trainer 02

posted in: Aaron Móes, Textos | 12

Oscar Lima Alpha leitores do Canal Piloto! Cá estou eu novamente para relatar minha experiência no curso do Jet Trainer, irei contar hoje sobre o segundo e terceiro dia de aula, encerrando o “briefing” do curso,  já que a partir do quarto dia, começam as sessões de simulador, com duração de 4 horas cada, sendo 6 sessões de treinamento, mais o voo de check, totalizando 7 sessões!

Bom, no segundo dia do curso, todos já nos conhecíamos melhor e pudemos formar efetivamente as duplas que seguiriam juntas até o final do curso! Eu resolvi fazer dupla com o único conterrâneo indaiatubano da sala, o Murilo, que não havia nem checado o PC ainda (faltava apenas o MLTE) e foi uma ótima escolha, porque mesmo não sendo nem checado, o bixo era safo! As outras duas duplas foram formadas por: Mayk (“Goiâno”) e seu ala Daniel (“INVA” ou “Sorocaba”) e: Vinícius (Carioca) e seu ala Manoel (Mineirinho). Os apelidos são autoexplicativos!

Ficamos em sala de aula estudando basicamente os modos de navegação lateral e vertical e a utilização do MCP (Mode Control Panel) de forma geral, aprendendo a utilizar adequadamente as funções L/NAV, V/NAV, N1, SPEED, V/S, LVL CHG, HDG SEL, ALT HOLD, VOR LOC, APP, a configurar e utilizar o EFIS (Eletronic Flight Instrument System) e depois a configurar e utilizar o FMC/CDU (Flight Management Computer/Control Display Unit), colocar origem, destino, peso, rota, setar as velocidades, tirar descontinuidades, criar pontos e todas aquelas milhões de funcionalidades do nosso amigo FMC que todos os simuleteiros tão safos de saber né? IFR que é bom, nada! Hahahaha.

Depois do almoço, na parte da tarde, começamos a estudar os scanflows e uma parte dos checklist’s (TODOS em Inglês) e algumas pérolas surgiam enquanto cada dupla repetia incansavelmente os checklist’s e flowns do copiloto e do comandante!

No finalzinho da aula conseguimos treinar no próprio simulador do 737NG , onde cada dupla treinou um pouco do scanflown inicial até o Preflight Checklist (um lendo e o outro executando), sendo todos os scanflows e preparação dos painéis, itens de memória.

No terceiro dia, continuamos a nossa novelinha, repetindo incansavelmente os checklist’s, desta vez no Mock-up do Boeing 737NG (Uma estrutura simples imitando um cockpit, com painéis de madeira com a imagem impressa em papel dos painéis do 737) e na outra metade da aula, fomos novamente pro simulador, que por sorte estava vago, e pudemos treinar todo os procedimentos de scanflown, preparação de painel, operação do FMC, checklist’s, acionamento, táxi até o ponto de espera, alinhamento na cabeceira para decolagem e… só! Pois é, passamos vontade, principalmente porque não daria tempo de todas as duplas treinarem em ambas as posições (Copiloto e Comandante) se todos decolassem, até porque o objetivo até aí, era fixar bem todos os procedimentos em solo, o que no caso, apesar de cansativo e as vezes enjoativo, foi essencial para que tivéssemos um bom aproveitamento nas futuras sessões de simulador, que por sinal, vocês irão acompanhar terça-feira que vem, no próximo relato do “Diário do Jet Trainer – 03”!

Críticas, dúvidas, perguntas e sugestões são bem vindas, o feedback e interesse de vocês está sendo bem bacana!

Um abraço e até o próximo relato!

Aaron Móes

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)