No início da tarde desse sábado (20), durante uma visita ao Aeroporto Internacional de Viracopos, situado em Campinas (SP), a presidenta Dilma Rousseff declarou que o Aeroporto será o maior do país.
“O aeroporto, esse aeroporto de Viracopos, será, sem sombra de dúvidas, o maior aeroporto do Brasil. Aqui ficará o grande aeroporto deste País, ligado ao Trem de Alta Velocidade”, afirmou a presidenta durante o discurso que realizou, que teve uma duração de cerca de 17 minutos.
Atualmente, o aeroporto vive uma fase de transição da administração pública para a iniciativa privada. A partir de 14 de Novembro, o aeroporto passa a ser gerido pela concessionária Aeroportos Brasil, que venceu o processo licitatório de privatização das instalações.
A promessa do consórcio vencedor é que o aeroporto seja ampliado e, até 2017, uma nova pista esteja em operação.
Dilma estudou na cidade de Campinas (SP) nos anos de 1978 e no final da década de 1990, e afirmou que a cidade não é um modelo a ser seguido só pelo estado, mas pelo país:
“Aqui em Campinas nós olhamos para esta cidade e o que nós vemos é aquele Brasil que também tem de buscar na ciência a forma principal da gente transformar esse século no nosso século, o século do Brasil da ciência, da tecnologia e da inovação”, discursou.
O Aeroporto sofreu no fim de semana passado com a interrupção total de suas operações devido uma aeronave McDonnell Douglas MD-11 da companhia Centurion Cargo, prefixo N988AR, ter sofrido um colapso em seu trem de pouso principal esquerdo. O avião foi retirado da pista 48 horas após o ocorrido, e aguarda uma equipe da Boeing, empresa que comprou a McDonnell Douglas na década de 1990, para ser vistoriado.
O MD-11 N988AR voou nas décadas de 1990 e 2000 com as cores da Varig e com o registro PP-VOP, e possui um imenso valor histórico por ter sido a primeira aeronave do modelo a ser registrada no país. O fato deverá ser investigado pelo CENIPA.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução