Dissecando um porta-aviões: Hangar e Oficinas de Manutenção

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Ontem detalhamos um pouco cada setor localizado na ilha. Para dar continuidade à nossa “dissecação” de um porta-aviões, iremos falar um pouco sobre os setores abaixo da ilha.

Um navio-aeródromo possui uma dimensão incrível quando se trata de andares, contendo diversos conveses. Abaixo do nível do convés de voo, se localiza o convés da cozinha, e abaixo deste, está localizado o hangar.

O hangar é uma área relativamente grande, com cerca de 35 metros de largura, 10 metros de altura e 210 metros de comprimento. Ele pode comportar facilmente 65 aeronaves, ou muitas peças sobressalentes.

O hangar possui uma porta de aço deslizante para evitar problemas com incêndio, e entre 3 ou 4 portas deslizantes separando o hangar em 4 zonas, para evitar que um incêndio se alastre, caso ele ocorra.

A fim de que uma aeronave possa ser colocada em serviço, o navio possui cerca de 4 elevadores que a elevam até o convés de voo. Estes elevadores são de alumínio e alimentados por potentes sistemas hidráulicos, que geram uma capacidade máxima de erguer dois caças de 34 toneladas.

No mesmo nível do hangar, localizadas na popa, estão as oficinas – trabalhando constantemente, reparando e testando equipamentos de voo, para manter todo o esquadrão operando em boas condições. Localizada no Tombadilho, há uma abertura para realizar testes seguros de motores dos caças, sendo assim o único local em que se pode acionar com segurança os motores a jato, para a verificação de seus funcionamentos.

Andrews Claudino