Do outro lado da tela | Minha Proa: 073

posted in: Artigos, Minha Proa | 3

Eu buscava respostas. Mas não esperava tantas.

Durante nossa trajetória pessoal e profissional, mudanças são necessárias. E através de uma delas, vi a oportunidade de conhecer melhor o público que nos acompanha.

Após 5 anos alimentando um canal no Youtube com conteúdo sobre formação aeronáutica, fomos forçados a pausar o canal em questão, e continuar nossas atividades em um novo, para poder atender um planejamento estratégico combinado com nossos parceiros.

É algo que a longo prazo se mostrará como sendo a decisão certa, mas isso não facilita em nada a decisão de deixar para trás os mais de 2.000.000 de acessos conquistados até aquele momento.

Já que era um mal necessário, decidi fazer com que fosse marcante, e decidi também criar um sorteio para o público durante a migração de canal. Os prêmios eram três kits de aviação, dois de material didático, e um com brindes variados. Para concorrer, a pessoa precisava responder apenas a uma pergunta através dos comentários: “Por que você acompanha o Canal Piloto?”

Planejei esperar um mês para fechar as participações, e imaginava que levaria apenas uma noite para ler todos os comentários e escolher os vencedores.

Para minha surpresa, 957 pessoas participaram, e muitas delas com extensos textos como suas respostas. Já que se dedicaram tanto em escrever todos aqueles detalhes, nada mais justo do que eu retribuir e realmente ler cada linha compartilhada conosco. Demorei duas noites e mais um sábado inteiro para ler todas as participações.

Apesar de não ter sido uma tarefa fácil, posso dizer que atendeu o objetivo. O que eu buscava quando escolhi esse método era conhecer melhor quem estava do outro lado da lente, do outro lado da tela. Durante nosso dia a dia na internet, todos nós passamos por diversos sites, mas raramente nos preocupamos em deixar nosso feedback ou opinião sobre algum conteúdo, o que nos transforma simplesmente em mais um número da planilha do Analytics, apenas mais um internauta que passou 11:42 minutos no site e passou por 4 páginas.

Conheci a história de jovens que buscam um meio de pagar pela formação fazendo parte de uma família pobre, pessoas que quase seguiram para outros profissões por falta de apoio de família, indivíduos que desistiram da carreira da aviação unicamente por não ter conseguido informação na época, profissionais que seguiram para outra área mas mesmo assim não deixaram a paixão pela aviação desaparecer, e até mesmo pilotos que se formaram utilizando em parte nossos conteúdos, e que ainda hoje nos acompanham por uma mistura de costume, necessidade e agradecimento.

Como em todo conteúdo que apela para as emoções, as histórias de superação foram as que mais chamaram a atenção. Para exemplificar e fazer justiça a todos, irei unificar características de várias histórias em apenas uma.

Reflitamos sobre a trajetória de um indivíduo que, assim como muitos, desejava ingressar na aviação desde jovem, mas tudo se mostrava contra seu objetivo. Seus amigos diziam que ele não era capaz, seja por inteligencia, força de vontade, ou vocação. Seu pai insistia que seria impossível arcar com tamanhos gastos, e que ele deveria tentar empregos dentro da sua realidade. Sua mãe insistia como é perigoso, que quase nunca se sobrevive a acidentes aéreos, e que se Deus quisesse que o homem voasse, ele teria lhe dado asas.

Se muitos dizem o contrário, talvez o errado seja eu – ele pensou. Com isso, começa a jornada por cursos técnicos, vestibulares, e empregos de base em outras áreas, em busca da sobrevivência, e também do orgulho e respeito de seus pais e amigos. Afinal, é melhor ter 25 anos com sucesso profissional em qualquer outra área, do que ser um desempregado frustrado dependendo do sustento dos pais, por não ter conseguido ingressar na aviação.

Porém, por mais seguro que se esteja na atual carreira, o sonho de voar nunca desaparece por completo. Eis que certo dia vagando pelo Google consumindo conteúdo sobre o que mais gosta, aviação, um tal de Canal Piloto aparece na lista.

Consumindo a linha de conteúdo que mais gosta – seja vídeo, texto ou áudio – logo aquelas informações mostram como ingressar na aviação não é algo impossível. O conteúdo provém o incentivo, mas alerta sobre os riscos. Mostra os caminhos, mas sem esquecer da necessidade do planejamento. Um conteúdo necessário.

Tempos se passam e o indivíduo está analisando seriamente em seguir seu plano inicial, tudo graças um projeto que lhe proveu um dos materiais mais essenciais do sucesso: a informação.

Ficar sabendo de histórias como essas via e-mail algumas vezes por ano, e pessoalmente ocasionalmente, já é algo gratificante. Mas assumo que não esperava ver como histórias como essas existem às centenas. E tudo isso só foi possível graças à necessidade de uma mudança inicialmente relutante.

Ao final dos três dias, havia conhecido quase mil histórias, e sorrido exatamente 957 vezes.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)