Domingo Aéreo 2014

posted in: Artigos | 0

O Domingo Aéreo no Campo de Marte, como em todas as outras cidades onde são realizados os Portões Abertos, existe há mais de 30 anos. Esses eventos aproximam o público civil com a comunidade aeronáutica e, a cada ano, tem atraído muitas pessoas, crianças, adultos e idosos. Muitos, como nós, prestigiam esses eventos há quase uma década.

Neste ano, o evento foi pouco divulgado, e as condições meteorológicas ao longo da semana ainda acabaram desanimando bastante as pessoas que realmente queriam comparecer ao evento, quando o tempo fechava muito em pontos isolados pela Capital e Município de São Paulo.

Para quem perdeu o Domingo Aéreo no último dia 28/09, posso afirmar que, em comparação aos anteriores, realizados há 5 ou 6 anos atrás, não se perdeu muita coisa. Mesmo assim, já se tendo a visão geral como hoje em dia, as passagens baixas do AMX e do F-5 foram sem dúvida sensacionais.

O Domingo Aéreo, mesmo sendo uma tradição, vem diminuindo a cada ano. Sempre surgem comentários negativos, mas como os amigos militares do SERIPA falaram: “O evento hoje está muito bom, mesmo sem os shows de grupos musicais. Para fechar com chave de ouro, só faltaria a Esquadrilha da Fumaça”.

Nesse evento aliás, assim como em todos os anos, podemos tirar proveito para reencontrar todos os amigos – seja de farda ou de eventos – além de Tenentes, Coronéis, Capitães, os colegas da faculdade e os velhos companheiros de planne spotting, de Garulhos e também de outros aeroportos. Como disse Vadico, famoso locutor desses eventos, “Não há coisa melhor do que prestigiar a nossa aviação e rever os amigos de asas, essa é a beleza do evento”.

Por sorte, encontramos também alguns dos pilotos e mecânicos da Esquadrilha, que temos o prazer de prestigiar em todos os eventos. Surgiram então algumas dúvidas, tais como: “O A-29 voa ano que vem?” – Eles garantiram que sim. “Haverá manobras novas?” -Aí fica como surpresa! Essas foram as principais respostas, junto a um bate papo muito bom. Espero rever todos no ano que vem!

Andrews Claudino