Duvida – 1 ano fará diferença?

posted in: Duvidas | 1

Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a duvida de hoje:

Duvida

Oscar Lima Alfa Sales!

Eu sou o Raphael Oliveira.

Admito muito o seu trabalho e tenho acompanhado seu canal há muito tempo, nunca senti a necessidade de enviar um e-mail para você, mas uma dúvida cruel pairou sobre minha mente.

Nesse momento tenho 15 anos e ainda estou na 8ª série, e para fazer o curso de Piloto Comercial é preciso ter 18 anos com o segundo grau completo. Pelos meu cálculos percebi que irei ficar 1 ano sem “tocar para frente” a minha formação de Aviador. O que eu devo fazer? Fazer um supletivo? Será que a escola de aviação aonde eu irei fazer o meu curso fará uma exceção para que eu possa fazer o curso de Piloto Comercial e cursar o terceiro ano do segundo grau também? Agradeço desde já e te desejo e é claro bons voos!

Nossa resposta

Bom, antes vamos corrigir um detalhe, os requisitos que você citou não são para começar o curso de PC, e sim para checar o seu PP, portanto não há como sua escola abrir uma exceção. Seguindo, vamos fazer as contas deste seu caso:

15 anos – 8ª série
16 anos – 9ª série
17 anos – 1º ano do ensino médio
18 anos – 2º ano do ensino médio
19 anos – 3º ano do ensino médio

Você poderá começar o PP com 16 anos e fazer 20h, parando na parte do voo solo, as outras 20h restantes incluindo o voo solo serão possíveis só com 18 anos, e o voo de check apenas com 19 anos neste seu caso vendo que é quando irá concluir o ensino médio. Realmente você terá de fazer pausas na sua formação, mas isso não deve ser o principal motivo para você fazer o citado supletivo.

A pergunta na qual você tem de se basear é: você já tem ao menos todo o capital para pagar as horas de PP? Se já tiver, realmente o supletivo vale a pena vendo que ele será a única barreira para você adiantar este um ano. Mas se você for começar a voar ainda não estando certo quando terá todo o seu capital do PP e/ou do PC, não há porque se apressar, pois nesse seu caminho você terá limitações financeiras em certos momentos.

Relacionando com minha experiência, no começo do PP eu não possuía todo o capital necessário, e voava 1h por semana com o custo de R$ 299 por hora na época, mas quando cheguei ao final do curso, os voos já custavam mais de R$ 1.000 (navegações), e por este motivo passei a voar apenas uma vez por mês no final do curso, ou seja, de nada adiantou eu correr e começar o curso aos 17 anos, se no final eu acabei ficando com uma frequência muito baixa nos voos. Eu tendo começado o prático aos 17 anos, levei 1 ano para me formar como PP, enquanto isso tenho amigos que começaram aos 18 anos e levaram apenas 12 dias para voar todo o PP, pois já tinham o capital reservado.

Portanto leve tudo isso em conta na hora de tomar sua decisão.

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes
  • A partir de uns anos atrás algumas escolas eliminaram o antigo “pré-escolar” e tiveram de adicionar a 9ª série, não sei como é ai na sua, mas o raciocínio vale pra ambas ;)