Dúvida – As horas exigidas em comando para ser INVA aumentarão para 200 horas?

posted in: Duvidas | 0

Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Boa noite!

Gostaria de saber quando entrará em vigor (dia) a nova resolução da ANAC que altera para 200 horas a habilitação de INVA. Mesmo ela sendo para ultraleve.

Abraço.

Vitório Morás Neto

Nossa resposta

Vitório,

Tenho recebido muitas perguntas sobre esse assunto, seja por e-mail ou pessoalmente. Ela entra em vigor no dia 22/06/2014, segundo a RBAC 61 (61.233 – 5 iii), e será valida para todas as aeronaves, exceto planador, IFR e balões.

Como achei essa pergunta muito polêmica, fui procurar pessoas com mais experiência do que eu na aviação. Encaminhei essa pergunta para o Sr. Josué Andrade, diretor da EJ – Escola de Aviação Civil. Ele me respondeu dizendo que, se essa regra entrar em vigor, ficará inviável para qualquer escola ou aeroclube formar INVAs, devido ao fato de um piloto, ao checar o PC, ter no máximo 90 horas. Seria necessário que ele fizesse mais 110 horas, e somente após, poderia fazer o curso de INVA.

Se o mercado voltar a ficar aquecido como há três anos atrás, com uma regra dessa ativa, não teremos INVAs no mercado. O motivo, segundo o Josué, é que pilotos experientes não querem ministrar instrução básica (as primeiras horas do PP), devido à remuneração baixa e falta de paciência em voltar aos aeroclubes.

No meu ponto de vista, concordo com ele. E se essa lei entrar em vigor, as escolas e aeroclubes terão que elevar o valor dos salários dos INVAs para um valor próximo ao pago pelas companhias aéreas ou táxi aéreo. Essa atitude vai gerar um aumento na hora de voo, uma consequente diminuição da procura pelo curso de piloto de avião, e por fim, o fechamento de muitos aeroclubes e escolas de aviação. O governo não vai deixar isso acontecer.

Outro ponto é que o Brasil segue a regulamentação aeronáutica da ICAO e da FAA. Nenhuma das duas tem uma regra parecida com essa de 200 horas para INVA, isso é um criação da nossa ANAC. Esse é o meu ponto de vista.

Abs,

Satoshi

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes