Dúvida – Como se tornar INVA de ultraleve?

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Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Eduardo Passa – 19 anos

Getúlio Vargas/RS

Técnico em Agropecuária

O.L.A senhores!

Primeiramente gostaria de parabenizar à toda equipe do Canal Piloto por todo material disponibilizado no site, com certeza é uma ferramenta que ajuda muitos aviadores que estão ingressando no mundo da aviação! Parabéns!

Gostaria de saber, quais os mínimos para se obter a carteira de Instrutor de Voo de Ultraleve, sendo que já possua a habilitação de PP/MNTE/VFR, pois gostaria de arrumar um bico nessa área enquanto faço minhas horas do PC, e gostaria de saber se posso exercer a função de instrutor de ultraleve com carteira assinada em uma escola homologada?

Agradeço desde já!

Grande Abraço!

Nossa resposta

Eduardo,

Para responder à sua pergunta, encaminhei o seu e-mail para a ABUL – Associação Brasileira de Ultraleves. Segue abaixo a resposta deles:

“Prezado Rodrigo, boa tarde.

Agradecemos pelo contato.

O RBHA 103A é a legislação em vigor para a categoria ultraleve.

Veja o que diz o RBHA 103A:

“103.105- QUALIFICAÇÃO DE INSTRUTOR

(a) Critérios: para obter qualificação ou revalidação de certificado de instrutor de veículo ultraleve o candidato deve cumprir o previsto pela respectiva Associação, de acordo com critérios aprovados pela autoridade aeronáutica.”

Seguem os requisitos aprovados pela ANAC:

1-   Declaração da escola ou do piloto formalizando horas de voo (mínimo de 200 horas), modelo de aeronave e tipo de instrução;

2-   Apresentação por escola homologada pela ANAC;

3-   Aprovação em provas teóricas (dispensa para PP, PC e PLA em dia, substituída por declaração de conhecimentos do RBHA 103A);

4-   Ficha de avaliação do cheque de voo; e

5-   Tempo de habilitação do piloto candidato (no mínimo um (1) ano).

Para CPR: acrescentar apenas a exigência do curso de padronização de instrutores ou o mínimo de PP avião (150 horas mono).

Saudações aerodesportivas,

Patrícia Silva

Ass. de Diretoria

www.abul.com.br”

Ou seja, para ser INVA de ultraleve, é necessário ter experiência de 200 horas, voo de avaliação e tempo de habilitação de no mínimo um ano. Já para ser INVA de CPR (piloto de recreio), é preciso do curso de padronização de instrutores e um experiência de, no mínimo, 150 horas.

Lembrando que, para ambos, basta ser somente PP.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
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