Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Ola, gostaria de tirar uma duvida contigo. A partir de junho muda algumas regras aeronáuticas e dentre elas as horas para formar em INVA. O que eu gostaria de saber é: Se eu fizer o INVA agora e não conseguir emprego de INVA por agora só a partir do meio do ano, eu me enquadro como um INVA apto para a intrução? Ou eu ainda tenho que fazer as 200 horas por começar a trabalhar como INVA depois de vigorar a lei?
Nossa resposta
Caro leitor,
Como já é sabido por todos, a regra das 200h em comando para ser INVA muito provavelmente não vai entrar em vigor. Porém, vamos supor que essa regra entre em vigor. Se você conseguir tirar a habilitação de INVA – isto é, checar o INVA antes de 21/09/2014 – você já terá a habilitação de instrutor de voo, e até dois anos após o cheque, você estaria apto a ministrar instrução.
Se essa regra entrar em vigor, será necessário 200h em comando para quem não conseguir checar o INVA até 21/09/2014. Ou seja, para checar INVA, será necessário comprovar uma experiência de, no mínimo, 200h em comando. Mas como temos visto, essa regra não vai entrar em vigor. Não há a necessidade de se preocupar com isso. Este post do Canal Piloto, além deste post do Para Ser Piloto, devem lhe esclarecer ainda mais.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017