Então senhores, hoje iniciamos essa nova atração no Canal Piloto, incentivado por motivos que expliquei nesta postagem. Então sem demora vamos à primeira duvida do “Pergunte ao Canal Piloto“:
Duvida
Oscar, Lima, Alfa, Sales!
Olá, meu nome é Eliabe Cardoso e em breve pretendo ganhar os céus, mas ainda tenho algumas dúvidas, segue elas abaixo:
– Qual é melhor, comprar um pacote de horas para pagar mais barato, ou pagá-las separadas, hora por hora ?
– Meu colega havia me dito uma vez que se comprar um pacote, exime o aluno de pagar os minutinhos a mais que ficamos no voo (estes também contam né?!) e comprar hora por hora tem que pagar esses minutinhos, estou com muita dúvida!
Abraços Sales, bons voos a ti e ótimo trabalho está fazendo, curto muito e sano muitas dúvidas contigo :)
Nossa resposta
Sobre horas avulsas x horas no pacote, minha recomendação é: voe entre 5 e 10 horas comprando estas de modo avulso, e após isso, se você realmente gostar da escola/aeroclube e estiver satisfeito com seus serviços, ai sim compre horas no pacote focando a economia através dos descontos. É claro que comprar um pacote de horas desde o início traria uma economia maior, mas já vi muita gente comprando pacotes, alguns de 10h e outros de 40h, se darem muito mal por terem comprado e não estarem conseguindo voar, ou estarem insatisfeitos com o lugar, o desfecho disso é a pessoa ter que continuar voando lá “obrigada” pelo fato de por contrato o aeroclube/escola não ser obrigada a devolver 100% do valor, sempre ficará retida uma porcentagem administrativa com eles, sobra ao aluno ir embora com prejuízo ou tentar vender os créditos desse pacote para outro aluno.
Portanto primeiro compre horas avulsas para conhecer o lugar, se ficar satisfeito, compre os pacotes.
Quanto aos minutos de voo que sairiam de cortesia, pode sim acontecer, mas cada escola tem seu modo de marcar as horas portanto não posso afirmar. Não vou entrar no mérito do que é o correto, mas alguns aeroclubes contam a “hora de voo” desde o acionamento até o corte do motor, algumas pelo horímetro do motor, outras pelo tempo de decolagem ao toque do pouso na pista e etc. Arredondar o tempo de voo é comum, mas esses “minutinhos” que você citou não serão sempre essa cortesia, pois se há a possibilidade de arredondar para 1h00, não é a mesma coisa 1h05 e 1h25.
O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.
Latest posts by Alexandre Sales (see all)
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022