Dúvida – É possível fazer instrução revisória em aeronave particular?

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Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alpha, Meu nome é Junior Carvalho lima, tenho 21 anos e sou de Imperatriz-ma. Sou Piloto Privado, e tenho a banca de Piloto Comercial.

Minha Duvida é a Seguinte. Já se passaram 3 meses em que fiz o ultimo voo, e de acordo com o RBAC 61, é necessária uma instrução revisória, para repassar as manobras. No entanto tenho Acesso a voos Particulares, e faço voos em Duplo comando de uma aeronave Mono. Teria a possibilidade de tirar esta restrição da Experiência recente, apenas com os voos particulares, lançando Hora em comando com Meu código, sem a necessidade de voar em Aeroclube para tal finalidade? O que implica é que na minha cidade não tem Aeroclubes, e o acesso fica difícil.

Obrigado de já!

Junior

Nossa resposta

Júnior,

Conforme consta no RBAC 61, item 61.21, para estar apto novamente a lanças as horas realizadas em aeronaves monomotoras como piloto em comando, você deverá fazer no mínimo 3 pousos num mesmo período, diurno ou noturno. Não é necessário fazer instrução em solo, e o voo pode ser feito em aeronave particular, desde que acompanhado por um INVA a bordo da aeronave. Segue abaixo o trecho do RBAC 61 :

61.21 Experiência recente
(a) Não obstante os prazos estabelecidos na seção 61.19 deste Regulamento, nenhum piloto pode atuar como piloto em comando ou segundo em comando de uma aeronave, a menos que dentro dos 90 (noventa) dias precedentes tenha realizado:

(1) para operações em voo diurno: no mínimo, 3 (três) decolagens e 3 (três) aterrissagens em condições visuais de voo, durante as quais tenha efetivamente operado os comandos da aeronave da mesma categoria, classe e modelo ou tipo, conforme requerido; e

(2) para operações em voo noturno: exceto como estabelecido no parágrafo (b) desta seção, no mínimo, 3 (três) decolagens e 3 (três) aterrissagens no período compreendido entre 1 (uma) hora após o pôr do sol e 1 (uma) hora antes do nascer do sol, durante as quais tenha efetivamente operado os comandos de aeronave da mesma categoria, classe e modelo ou tipo, conforme requerido.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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