Dúvida – Existem cursos específicos para voar aeronaves como o A320 ou o B737?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Eduardo Nascimento – 17 Anos

São Paulo/SP

Estudante

Olá Comandantes, tenho muitas duvidas quanto a formação prática para se tornar um PLA. Dentre as muitas duvidas, gostaria de saber se há uma formação prática especifica para um cada tipo de avião. Por exemplo, se uma pessoa possue o objetivo de no futuro pilotar um boeing 737 há uma aeronave especifica para se cursar no aeroclube? Quais as diferenças entre os tipos de licenças? (Multi, Mono,..)

Agradeço desde já, abraços.

Nossa resposta

Eduardo,

Aeronaves como o Boeing 737, os Airbus A320 e A330, o ATR 72 e o EMBRAER 190 são aeronaves consideradas TIPO. Ou seja, não basta ter a carteira de PC-MLTE/IFR para pilotá-las. É necessário fazer um curso teórico, e depois, um treinamento prático para voar cada uma dessas aeronaves. Os pilotos da Azul que voavam o E190 e foram promovidos para o A330, por exemplo, tiveram que fazer um novo treinamento teórico, e somente depois o treinamento prático.

Sobre a diferença das licenças, só existem duas: Piloto Privado e Piloto Comercial. Habilitações existem várias: Monomotor, Multimotor, IFR (Voo por Instrumentos), INVA (Instrutor de Voo de Avião) e outras.

Ao checar o Piloto Privado, você adquire essa licença, e também a habilitação de MNTE (monomotor). Você somente obterá a habilitação MLTE (multimotor) após o respectivo treinamento, que deverá ser feito após o cheque de PPA.

A licença de piloto comercial pode ser obtida após a conclusão do treinamento do piloto comercial.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes