Dúvida – Qual a validade da experiência para cheque de MLTE?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Prezado, boa tarde,

Por gentileza, recebi instrução em um BE58 e irei checar em um Sêneca. A minha duvida é a respeito se essa instrução recebida desde o ano passado tem validade para eu checar ou basta ter uma hora de experiência no Seneca e fazer o check. Ouvi dizer em seis meses de validade da instrução. Agradeço a ajuda.

Abraço,

Bruno.

Nossa resposta

Bruno,

Conforme consta no RBAC 61 – 61.195 – Concessão de habilitação de classe:

O curso de multimotor, Sêneca ou Baron, deve ser concluindo dentro de um período de seis meses, conforme consta abaixo.

(c) Instrução para a concessão da habilitação de classe multimotor terrestre: o solicitante deve ter realizado, no mínimo, 12 (doze) horas de instrução de voo em avião classe multimotor que incluam, pelo menos, 2 (duas) horas de voo em avião do mesmo fabricante e modelo do avião a ser usado no exame de proficiência, tudo dentro do período de 6 (seis) meses precedentes à data desse exame.

Sobre a validade de instrução para o voo de cheque, o período entre o último voo em instrução e o voo de cheque dever se de no máximo 30 dias, de acordo com o RBAC 61.

(f) O instrutor é responsável por declarar que o piloto é competente para realizar, de forma segura, todas as manobras necessárias para ser aprovado no exame de proficiência para a concessão da habilitação de classe requerida. Tal declaração terá validade de 30 (trinta) dias, a partir da data do último voo de preparação para o exame de proficiência.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes