Duvida – Quando terei de rechecar o meu “Piloto Privado”?

posted in: Duvidas | 0

Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a duvida de hoje:

Duvida

Bom dia!

Eu gostaria de tirar algumas dúvidas, por favor. Eu sou Piloto Privado, já checado faz 1 ano e meio, e a validade é de 2 anos certo? E a minha dúvida é o seguinte, eu preciso rechecar o piloto privado de qualquer maneira, ou a partir do momento que eu começar a voar algumas horas eu não preciso mais do recheque. O recheque de piloto privado é só se eu não fazer o piloto comercial dentro da validade de 2 anos a partir do cheque do piloto privado? Eu ainda não tenho o piloto comercial teórico, mas estou querendo voar algumas horas.

Grato.

Aguardo uma resposta. 

Ramon Muniz

Nossa resposta

Antes de mais nada tenho de corrigir um erro seu que eu mesmo andava cometendo nos primórdios da minha formação, o que vence não é o seu “Piloto Privado” ou a sua “CHT de PP”, e sim a sua Habilitação de Classe, nesse caso o MNTE (habilitação para voar monomotores terrestres), é esta que vence a cada dois anos sendo necessário fazer o voo de recheque para continuar voando. Mesmo que você finalizasse o curso de PC-IFR (ainda em mono), você teria de continuar rechecando o seu MNTE, e agora também o seu IFR adquirido no curso de PC.

Mas há algumas ressalvas a fazer, se você ficar sem voar por mais de 3 meses, não poderá voar como Piloto em Comando, portanto não poderia por exemplo voar solo, seria necessário então voar 1h com um INVA em Duplo Comando, e no voo seguinte ai sim você poderia voltar a voar como Piloto em Comando, não chega a ser um grande prejuízo, mas vale citar para você não passar um plano de voo inválido.

Quanto ao seu voo de recheque, sugiro ler a postagem do Para Ser Piloto que deixarei linkada a seguir, onde é explicado como revalidar a sua habilitação Classe através do envio da “Carta de revalidação por horas de voo”, assim não sendo necessário fazer o voo de recheque para renovar o seu MNTE.

Saiba mais:

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes