Duvida – Tatuagens poderão me prejudicar na carreira como piloto?

posted in: Duvidas | 8

Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a duvida de hoje:

Duvida

Olá.

Com o antigo paradigma de tatuagem, hoje em dia, impede/diminui oportunidades por considerarem “diferente e fora-do-padrão”?

Renato Wolff

Nossa resposta

Vamos abordar o tema primeiramente na parte do CMA. Alguns Hospitais da Aeronáutica e clínicas possuem um questionário inicial no qual se encontra a pergunta “Possui tatuagens? Quantas? Quais? Em que locais do corpo?”, essa pergunta não será usada na avaliação física mas sim na psicológica, no momento em que você for fazer a entrevista com o psicólogo/psiquiatra, vá preparado para explicar os motivos que teve para fazer as tatuagens, e tenha o dobro de atenção se estas forem relacionadas com morte ou algo mais pesado, como crânios, caveiras e etc. Essas suas citações quanto as tatuagens que possui também poderão ser utilizadas na identificação de corpos em um possível acidente aéreo.

Já no campo profissional, tecnicamente isso não influencia na operação da aeronave portanto não deveria pesar na decisão do contratante, mas é claro que dependendo do contato que você terá com os clientes/patrão nesse seu cargo, poderá sim influenciar se esta for em local aparente, como no pescoço ou mãos.

Em parte dos casos o uniforme poderá tampar estas, incluindo é claro a camisa de manga longa mesmo em dias quentes. Como referência, conheço um comandante de linha aérea que possui um dos braços inteiramente tatuado, do ombro ao punho, mas como o uniforme de PLA cobre esta, este não tem problemas.

Portanto não existe resposta definitiva, cada caso é um caso, se você já a fez, tente se adaptar, se ainda não a fez, pense 747 vezes antes de fazê-la.

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes
  • Não lembro onde, conheci ele na época do Orkut onde ele opinou sobre o tema em um fórum sobre o assunto.

  • Val Felipe

    Tenho tatuagem e isso nunca me impediu de arrumar emprego na aviaçao executiva, claro que nao é amosta, fica nas costas escondida, agora uma tatuagem no antebraço, ou essas coisas bizarrezimas, nao que signifique nada mas infelizmente as pessoas tem preconceitos… acham que quem tem, é imaturo ou revoltado… -‘- no minimo tosco os preconceitos.. MAS escondida faz na fé irmao!! é otimo.. abraço!

  • Adê

    Conheço um Piloto que tem uma teia de aranha tatuada na cabeça entre outras vinte Tatuagens.

  • Aislan Campos

    Depende muito da linha, por exemplo aqui no brasil não á nenhuma restrição sobre tatuagens, apenas para tirar o CMA, porem se você pensa em voar fora algum dia, é proibido ter tatuagens em algumas empresas.

  • Simoes Lucacio

    Sou piloto no US e tal pergunta aqui seria levada como discriminação e poderia acabar em corte !Viajo muito e vejo ao tempo todo pilotos com tatuagem pelo corpo!Nao so pilotos como policias ,bombeiros ,agentes de imigração e por ai vai..

    Infelizmente o Brasil esta ha anos luz de um crescimento intelectual!Nao acho o povo brasileiro burro,mas sim muito manso!

  • Lucas Belfort

    obrigado pela resposta , pretendo fazer uma cruz no meu antebraço .. espero que isso nao dificulte minha carreira como piloto comercial

  • Douglas Mattos

    eu tenho o nome de minha mae e meu pai no pescoço ´pode me prejudicar ?

  • Gabriel Venceslau

    Boa pergunta Daniel Brito