Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
João Cladudio – 21 anos
Campinas/SP
Primeiramente gostaria de agradecer ao CANAL PILOTO pelas dicas e incentivos, que provavelmente sem ambas, não taria tão decidido em seguir em frente com meus princípios e objetivos.
Após a graduação e ter chego a IFR, penso em tirar o INVA caso tenha uma oportunidade de dar instruções no aeroclube em que eu estiver praticando. Caso não, pretendo seguir em frente com outros cursos necessários para chegar a PLA. Pela região onde estarei ter muita movimentação de aeronaves agrícola, me encantei também pela aviação agrícola. E pretendo adquirir experiência e muitas horas de voo para então chegar a PLA.
Gostaria de saber o que acham dessa idéia de ir para a aviação agrícola ?
Nossa resposta
João Cláudio,
A aviação agrícola é uma área em grande crescimento e expansão, onde o piloto trabalha por safra e de domingo a domingo, sem folga. Será assim no período da safra, que dura em média seis meses no ano.
Na minha opinião, aviação agrícola é um ramo da aviação onde o piloto vai acumular muitas horas de voo, em um curto espaço de tempo. Mas as empresas aéreas buscam profissionais com muita experiência em voo por instrumento, ou com experiência na aviação executiva. Todas as companhias aéreas têm como objetivo a padronização da operação, além de sempre trabalhar do mesmo jeito com um grande padrão de segurança, visando a redução do acidente aeronáutico. Outro ponto que as companhias aéreas olham é na relação do piloto com o outro piloto dentro da cabine, ou seja, a coordenação de cabine entre eles. Por tudo isso, acredito que as companhias aéreas buscam, em sua maioria, pilotos com uma larga experiência em voo por instrumentos, ou que possuam experiência em jatos executivos.
Sendo assim, acredito que um bom caminho em seu caso seria procurar uma colocação na aviação executiva, ou vir a dar instrução no aeroclube de Birigui. Ressalto que esse é o meu ponto de vista.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017