Para o ano de 2013, a Esquadrilha da Fumaça (EDA) terá uma grande novidade, que atende pelo nome de A-29 Super Tucano. O caça, que opera na FAB desde o ano de 2005, deverá ganhar o lugar atualmente ocupado pelos antigos Embraer T-27 Tucano, operados desde o ano de 1983.
Além disso, as manobras feitas deverão ser aprimoradas, inclusive com a volta da manobra conhecida como “Lancevack”, quando o avião realiza uma série de cambalhotas rápidas para frente.
O EDA recebeu as duas primeiras unidades da nova aeronave nessa segunda-feira (01), em uma cerimônia realizada na Academia da Força Aérea (AFA). O Major-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo, Chefe do Gabinente do Comandante da Aeronáutica, realizou um pronunciamento durante a cerimônia de entrega das aeronaves:
“É com um misto de júbilo e saudosismo que testemunhamos o T-27 Tucano passar a liderança do voo para o A-29 Super Tucano. Pousa o ágil bailarino e decola o destro guerreiro. Essa mudança é um marco na história”, afirmou. Os demais aviões devem chegar em 2013, ano previsto para o início das apresentações com a nova aeronave.
A nova aeronave reúne uma série de qualidades, como a sua velocidade, aproximadamente 140 km/h a mais que o seu antecessor. O Tenente-Coronel Aviador Wagner de Almeida Esteves, comandante da Esquadrilha, afirmou: “Existe uma considerável margem de manobra entre as velocidades recomendadas pelo fabricante e aquela na qual a aeronave poderá iniciar uma sequência acrobática, com uma significativa reserva de energia”.
O Coronel Esteves afirmou também que, além de substituir os Tucanos que já completaram 29 anos de uso, essa chegada é um marco para a própria indústria aeronáutica brasileira. “O EDA equipado com o A-29 irá incrementar a missão de fortalecer a imagem da indústria aeronáutica nacional, voando uma aeronave ainda em produção pela Embraer e com um vasto mercado a ser explorado”, explica.
Outra novidade no Super Tucano é a introdução de um novo esquema de pintura, além da possível retirada dos canhões, cofres de munição e suportes para armamentos. Mas os aviônicos serão mantidos, pois tornam menos trabalhoso o voo para o piloto em relação ao T-27.
Para se adaptar à nova aeronave, a Fumaça não se apresentará entre Janeiro e Agosto do ano que vem, aproveitando esse período para adaptar os pilotos e mecânicos do Esquadrão. Além disso, os preparativos para o recebimento dos Super Tucanos, no entanto, já começaram no início do ano passado. Seis pilotos e 12 mecânicos do EDA foram até Natal (RN), onde receberam instrução no caça no Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade da FAB responsável pela formação de pilotos de combate.
Com um instrutor na cabine, os aviadores da Esquadrilha aprenderam a voar no Super Tucano para em seguida testar as manobras das apresentações. “O avião adaptou-se bem a nossa missão. Porém, com muito treinamento, a Fumaça vai colocar estas acrobacias em sequência e a baixa altura”, afirmou o Major-Aviador Alexandre Ribeiro.
Dos aviões que serão recebidos, quatro aviões são do modelo A-29B, para dois pilotos, e já servirão para a readaptação dos aviadores que passaram pelo treinamento em Natal. Os outros oito A-29 serão da versão A, para um piloto. Outra novidade é que, no futuro, a Fumaça deverá receber um avião de transporte para voos de apoio, como o transporte de mecânicos e suprimentos.
Com 60 anos, o Esquadrão de Demonstração Aérea já voou aviões T-6, T-24 e T-25, além dos T-27 Tucanos recebidos em 1983. Em 2002, após uma parada de dois anos para revisão das aeronaves, a Esquadrilha substituiu o antigo esquema de cores em vermelho e branco por um novo que utiliza as cores da bandeira do Brasil. A chegada dos A-29 também coincide com o fim da vida útil dos Tucanos, após de aproximadamente 2.300 demonstrações com esse tipo de aeronave.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Agência Força Aérea